SERRA DE ITABAIANA COM PARQUE DOS FALCÕES/SERGIPE

O Parque Nacional da Serra de Itabaiana é uma estação ecológica com uma área protegida de quase 8.000 hectáres localizada no agreste sergipano, aproximadamente a 45 quilômetros de distância da capital Aracaju. 
A sede do IBAMA sergipano fica dentro da reserva, permitindo que pesquisadores, estudantes e visitantes em geral tenham acesso ao local se devidamente autorizados. Na serra há diversas trilhas naturais com variadas dificuldades.
A estação Ecológica da Serra de Itabaiana foi criada e 1978 pelo Governo Estadual e o Parque Nacional da Serra de Itabaiana em 2006 pelo governo Federal, trazendo investimentos para a sua manutenção, que infelizmente não garantem sua proteção contra queimadas, desmatamento, depredação e falta de educação dos visitantes.
Cachoeira Véu de Noiva.
Nossa trilha foi organizada pelo grupo de Ecoturismo OS BAGAÇADOS (79)9156-1099 ou (79)9899-3434 - bagaçados@live.com - facebook.com/bagaçados , com uma caminhada de aproximadamente 6h durante a manhã até o topo da serra, parando nas diversas cachoeiras para banho ou contemplação ao longo do caminho e visitação ao Parque dos Falcões no fim da tarde. Esteja preparado, não é moleza!!!!!!!!


O melhor período para visitação é durante os meses chuvosos, que vão de junho à final de agosto. As cachoeiras neste período ficam caudalosas, transformando-se em um atrativo para os aventureiros. Há várias opções de trilhas com intensidades diferentes.


Cachoeira do Caldeirão.
 Demos muita sorte, pois começou a chover e trilha na Serra de Itabaiana sem chuva e lama não tem a menor graça.

Sem lama não tem graça.
Nosso grupo debaixo de chuva.
 Chegamos no topo com aquela chuva, mas foi maravilhoso. Muitos escorregões e risadas impagáveis. O grupo em si era muito divertido.
 Depois da trilha, seguimos de van para o Parque dos Falcões, um local de proteção, recuperação e reprodução de aves de rapina. A fundação deste instituto é resultado da realização do sonho de José Percílio ou "encantador de pássaros"(como é conhecido na região) e de seu amigo Alexandre Correia. Belo sonho!!!!!!!!

Os amigos aos poucos foram conseguindo recursos para a construção do instituto até que ele se transformasse em um dos poucos locais do país com autorização do IBAMA para a criação das aves em cativeiro. Um verdadeiro exemplo de amor e respeito aos animais.
 O visitante tem a oportunidade de vivenciar momentos incríveis em contato com as aves, pois o objetivo do parque além da proteção das mesmas, é ensinar a população a respeitar e cuidar dos animais, desmistificando o conceito de que são perigosas, sanguinárias ou que trazem mau agouro. Nos ensinam que elas são importantíssimas na cadeia alimentar e que matá-las ou mutilá-las é um crime ambiental.





Tivemos um dia maravilhoso em contato com a natureza,  aprendendo a respeitar a flora e a fauna, tão desvalorizadas pelo  homem. Não deixamos rastros de nossa permanência lá. Os únicos rastros foram os que trouxemos conosco: lembranças de uma natureza exuberante, que deveria permanecer assim, intocada e linda!!!!!!!!!

Veja também as postagens:
PASSEIO DE CATAMARÃ NA ORLA PÔR DO SOL EM ARACAJU
ARACAJU - DICAS IMPERDÍVEIS
ROTA DO CANGAÇO EM SERGIPE
CANYON DE XINGÓ EM SERGIPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTE ESPAÇO É SEU. SINTA-SE À VONTADE!!! COMENTE, PERGUNTE, CRITIQUE, PARTICIPE!!!