SAN JUAN EM PORTO RICO

Sempre que decidimos conhecer um lugar novo, nos enchemos de expectativas positivas, que nem sempre condizem com a realidade do local. E sem a menor sombra de dúvidas, tivemos uma grata surpresa quando chegamos neste pedacinho americano no Caribe, que é rico até no nome.
Porto Rico não tem esse nome à toa, já desde o avião podemos vislumbrar a beleza que vem pela frente. Uma ilha belíssima.
San Juan visto de cima. Lindo, não?
É um Estado Independente pertencente aos Estados Unidos e paraíso de férias dos americanos. Para entrar no "país" os brasileiros necessitam  apresentar visto americano.

SAN JUAN VIEJO/OLD SAN JUAN
A capital é San Juan, a segunda cidade mais antiga das Américas, perdendo apenas para Santo Domingo, que foi assentada poucos anos antes.
 Caminhar pelas ruas da capital é como caminhar em qualquer cidade americana: ruas limpas, trânsito organizado, tudo escrito em Inglês/Espanhol e muita segurança onde quer que a pessoa vá.
Muralha de San Juan Viejo.
Conversando com pessoas (que normalmente falam Spanglish), nos disseram que assalto à mão armada é crime punível com prisão perpétua! Por isso é muito seguro andar por lá.
O "must go" de San Juan é o Centro Histórico, cheio de ruas pitorescas e casarios coloniais, tudo isso envolto por uma bela muralha, um castelo e um forte. E para arrematar a beleza do local, um mar de um azul profundo ao redor.

Rua de San Juan Viejo/Old San Juan.
No centro histórico, o ideal é se perder em suas ruazinhas estreitas e bem cuidadas. Visite a Plaza de Armas e a Plaza Colón, ambas bem bonitas e rodeadas de bares e restaurantes.
 San Juan Viejo.

Comida Creolla em Puerto Rico.
 Tome uma cerveja local (a Medalla é muito boa), experimente o Mofonfo, os tostones fritos, o arroz com gandules, enfim, prove a "cocina creolla", que é muito rica.
Visite o Castillo San Felipe del Morro, uma incrível fortificação de mais de 400 anos, construída para proteger os porto-riquenhos de invasões. É um museu à céu aberto.
Cemitério de Maria Magdalena de Pazzis.
Depois vá margeando a muralha em direção ao Forte San cristóbal, que fica no outro extremo da fortificação.
 Durante a caminhada de aproximadamente 30 minutos, aproveite para tirar fotos incríveis da paisagem, da muralha, do cemitério, das torres de observação, enfim, da beleza do local.

Muralha de San Juan Viejo.
Nós decidimos dividir nossa estada em San Juan em duas partes: DUAS noites no Centro Histórico para conhecer bem a localidade e TRÊS noites no bairro mais turístico da capital, o Condado. Ficou ideal para nós.

CONDADO
Laguna Condado.
Já no bairro Condado é onde se localiza o agito. O local é bem movimentado, lotado de americanos gastando nos cassinos, curtindo resorts e hotéis cinco estrelas à beira mar.

O Condado é um bairro que faz parte da área mais moderna da capital e é voltado para o turismo, cheio de redes de hotéis, lojas de grife, cassinos, restaurantes, etc. A avenida principal é a Ashford.
Por ficar perto de San Juan Viejo, muitos turistas preferem se hospedar unicamente no Condado e se deslocar para passar o dia no Centro Histórico ou em outros locais de interesse.
Avenida Ashford.

CULEBRA/CULEBRITA
Nos informamos em uma agência local sobre um passeio de lancha para a Isla Culebra, considerada entre as 10 mais bonitas do mundo segundo o site TripAdvisor e decidimos conhecê-la.
Para chegar em Culebra, fizemos uma viagem de uma hora de van até o pier de Fajardo, onde pegamos a lancha. O percurso em mar aberto dura uma hora e meia, que infelizmente estava batendo muito nesse dia. Ondas muito altas quase fizeram o capitão desistir, mas seguimos adiante. Algumas pessoas passaram mal durante o trajeto e praticamente perderam o passeio. Mas mesmo assim, valeu muito a pena, pois a ilha Culebra é realmente belíssima, com suas águas azul-turquesa bem mansinhas.

Culebrita.
Para conhecer a ilha Culebra, há também a opção de ferry-boats que saem do município de Fajardo, mas é difícil conseguir ticket, pois só é vendido na hora e há centenas de turistas querendo o mesmo que você. Como é passeio tipo bate-volta, só vale a pena pegar o primeiro ferry, que sai às 7h ou no máximo o segundo, que sai às 9h. O ferry de volta (Culebra/Fajardo) sai às 17h. Imagina se você perder o horário??

Reserva Natural Protegida.
Conhecemos um casal de argentinos que tinha ido duas vezes à Fajardo (que não é perto de San Juan, aproximadamente 60km) para pegar o primeiro ou o segundo ferry e não conseguiram. Por isso decidimos pagar mais caro numa agência e ir de lancha, com all inclusive e comodidades. Valeu à pena o investimento.
A ilha de Culebra, declarada Reserva Natural Protegida, serve de habitat e local de reprodução de algumas espécies de tartarugas marinhas. Tem praias belíssimas, como a Playa Tamarindo, Playa Flamenco e a ilha Culebrita, onde paramos para snorkeling.

Tivemos duas horas para curtir a praia, almoçar (as refeições e bebidas estavam incluídas no passeio) e relaxar. Para quem não enjoou, o passeio foi excelente, pois tivemos ainda, tempo para fazer snorkeling ou mergulhar. Na volta, a lancha foi OPEN BAR e como as ondas estavam mais tranquilas e nós mais relaxados por conta dos drinks, teve até quem se arriscasse a dar uns passinhos de salsa. Adoramos esse passeio e recomendamos!!
Restaurante Via Appia na Av. Ashford.
De volta ao Condado, na avenida Ashford, achamos uma pizzaria deliciosa chamada Via Appia, com mesinhas na calçada e pratos deliciosamente fartos. Além disso, para quem gosta de tomar drinks no balcão, tem um espaço interno bem parecido com um pub, onde também são vendidos vinhos excelentes à preços bem convidativos.

Ficar mais dias no Condado foi excelente, pois pudemos curtir praia, passear pelo bairro, comprar bugigangas nas redes de supermercados americanas que têm por lá e fazer o passeio para Culebra, que foi sem dúvida, a cereja do bolo.

Pôr-do-sol em San Juan.
Na verdade, tudo que vimos em Porto Rico foi maravilhoso! Recomendamos MUITO conhecer esse Estado Independente dos Estados Unidos, que conta com a alegria, a receptividade e o calor humano do povo latino. Já deixou saudades.