LIUBLIANA NA ESLOVÊNIA - algumas horas incríveis!!!!!!!!!

Continuando o tour que fizemos pela Europa, saímos de Viena na Áustria em direção à Ljubljana, a capital da Eslovênia. Na verdade, esta cidade estava incluída no roteiro apenas para passarmos umas horas, para depois continuarmos viagem em direção à Veneza, na Itália. Mas o que não sabíamos é que teríamos uma grata surpresa em conhecer essa cidade, que é muito charmosa!!!!!

Nossa, quanto frio!!!!!! A cidade estava coberta de neve, tinha mais de 30 centímetros de gelo em tudo: nas praças, sobre as casas, nas ruas, etc. Chegamos por volta do meio dia, e assim que saímos do ônibus, quase caímos para trás, tamanho o frio que fazia. A temperatura estava - 9º centígrados!!!!!!!!!!!!! Um freezer à céu aberto.
Ljubljana - capital da Eslovênia, um pequeno país do Leste Europeu.
Ljubljana é uma cidade medieval, muito bonita, com um castelo na colina, que dá para vê-lo em várias partes da cidade. Como não tínhamos muito tempo livre, resolvemos andar um pouco pelas ruas, mas tinham muitas coisas em reformas. Acho que eles aproveitam o inverno para fazer melhorias na cidade, que tem na maioria da população, gente branca como papel, alta e com olhos azuis lindos. Aliás, eita cidade de gente bonita!!!!!! Tinha tanta mulher bonita!!!!!
Praça da Catedral de São Nicolau. Acho que se chama Praça da República.
Resolvemos comer alguma coisa antes de continuar a andar pela cidade. Lanchamos no McDonald's para ganhar tempo para conhecer mais coisas. A gente queria mesmo era subir até o castelo. Depois do lanche, atravessamos a Triple Bridge e acabamos chegando a um tipo de camelódromo à céu aberto.
Praça da Catedral de São Nicolau.
O "camelódromo" deles era bem organizado e limpo, com as barracas de madeira padronizadas. Compramos mais um par de luvas para melhorar o frio que estavávamos sentindo, apesar do sol ter saído; compramos frutas, que comemos ali mesmo e um imã de geladeira para a minha coleção.
 Dá pra ver o castelo e a torre na perte alta da cidade.
Resolvemos subir a pé até o Ljubljana Castle (Castelo de Ljubljana), que fica na parte velha da cidade e é um dos lugares obrigatórios para se conhecer por lá. Na verdade, esse castelo e os dragões são os símbolos oficiais da Eslovênia. Mesmo sendo muito pequena, a cidade tem tudo que uma grande metrópole possui, mas com uma tranquilidade!!!!!
O caminho para o castelo era íngreme e muito escorregadio!!!!!! Acabei levando aquele tombão!!!!!!!!! O gelo faz a gente escorregar. Ainda bem que não foi nada grave, pois a neve amorteceu a queda. Só fiquei com o bumbum dolorido e a roupa um pouco molhada.
O palhaço do meu marido querendo me sacanear!!!!!!!
Subimos brincando, fazendo guerra de neve, rindo do meu tombo. Nossa, como era grande a subida!!!! Faltava ar e quando a gente respirava fundo, o nariz ardia por causa do frio!!!!!!!!!! Meu marido parecia um terrorista com o cachecol na cara!!!!!!
 Alguém quer sorvete de coco??? 
O castelo era bem bonito por fora e muito bem conservado, ao contrário de muitos castelos que vimos pelo interior da Europa, que na sua maioria não passam de ruínas. Infelizmente, não pudemos conhecer o castelo por dentro, por que estava havendo um casamento em seu interior. Pense que chique!!!!!! Casar em um castelo, como uma princesa?????? É um sonho maravilhoso!!!!!! 

 Estava havendo um casamento no castelo!!!! Cara, que chique!!!!
 Mesmo com um frio de rachar, estava sol e ainda por cima, tinham corvos piando nas árvores sem folhas. Dava para fazer um filme de suspense - castelo medieval, neve, corvos, bosques sem folhas... kkkkkkkkk. Mas essa atmosfera sinistra passou quando chegamos na entrada do castelo e vimos uma limosine e um monte de gente em traje de gala entrando. Perguntei o que era e um convidado me informou que era um casamento.

 A vista da cidade era linda. Dava pra ver a Catedral de São Bartolomeu (prédio rosa) lá em baixo.
Essa subida a pé nos cansou muito, mas valeu muito à pena não subirmos até o castelo pelo funicular, pois não teríamos contato com a neve e nem veríamos a paisagem tão linda daquele lado do morro.
Era gelo que não acabava mais!!!!!!!!!!!!!!!! Um baita frio!!!!!

Demos um tempo no castelo e resolvemos descer para conhecer mais alguma coisa na cidade. Descemos bem devagar para eu não cair de novo!!!!! Minha bunda ficou roxa uns cinco dias!!!! Apareceu a paisagem de filme de suspense de novo!!!! Os corvos faziam tanto barulho!
Na descida para a parte baixa da cidade, mas agora sem queda!!!! kkkkk
Ponte Tripla, coração da Ljubljana. Olhem o gelo caindo da ponte!!!!!

Mais uma da Ponte Tripla.
Já recuperados da descida, passamos pela Ponte Tripla, que fica no coração da cidade, tiramos algumas fotos e saímos a procura da ponte dos dragões. Não foi difícil encontrar. A ponte dos dragões é assim chamada porque tem quatro dragões em cada lado da ponte. Mas advinha o que aconteceu? MEMÓRIA CHEIA!!!!!! Ficamos com pena de apagar algumas fotos e não tiramos foto da ponte dos dragões. Na verdade, só caiu a ficha que não fotografamos um dos símbolos da cidade depois. Mas fazer o que???? Não se pode ganhar todas!!! O mais importante é o que ficou na memória. Que consolo ridículo.

Essa cidade foi uma verdadeira surpresa, um bônus maravilhoso que não esperávamos ganhar!!! Adoramos demais essas poucas horas que passamos lá.

QUER VER FOTOS LINDAS TIRADAS POR NÓS? CLIQUE NOS LINKS:
FOTOS DE PAISAGENS PELO MUNDO
FOTOS DE PAISAGENS BRASILEIRAS
O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO!

3 comentários:

  1. Frank09:35

    Ei casal,
    estamos esperando o relato!!! Estão com preguiça????? kkkkkk
    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Zimmerman09:03

    Olá casal.

    Pena que foram apenas algumas horas. Gostei do blog!!!

    ResponderExcluir
  3. Também achei o tempo curto, mas a gente nem esperava conhecer esta cidade, então, consideramos um bônus.
    Deu para aproveitar um pouquinho.
    Valeu.

    ResponderExcluir

ESTE ESPAÇO É SEU. SINTA-SE À VONTADE!!! COMENTE, PERGUNTE, CRITIQUE, PARTICIPE!!!