SALVADOR/BAHIA com jogo da Copa das Confederações

Farol da Barra
Salvador sempre nos encanta muito. Como vivemos em Aracaju, cerca de 370 quilômetros de distância de Salvador, já perdemos a conta de quantas vezes a visitamos. Dessa vez, fomos passar um final de semana e assistir ao jogo Uruguai x Itália pela disputa do terceiro lugar da Copa das Confederações que foi disputada no Brasil em 2013.
Saímos de Aracaju numa sexta-feira de carro bem cedinho pela Linha Verde e antes mesmo das 10:30 já estávamos em Salvador. Chegamos por Lauro de Freitas e pegamos a Orla. Nosso primeiro objetivo na cidade, antes até de irmos para o hostel, era chegar no shopping Iguatemi para resgatar os ingressos do jogo.
Praia da Barra.
Depois de pegarmos os ingressos, voltamos para a Orla  e seguimos em direção à Barra, onde fica o HOSTEL BARRA, local que a gente sempre se hospeda quando viaja para Salvador, devido à sua localização.
Como fomos de carro, em casa preparei um cooler com gelo, água, cervejas e refrigerantes. Levei o almoço  em uma bolsa térmica também para não gastarmos dinheiro sem necessidade no primeiro dia. Levamos 3 caixas de cerveja em lata, que deixamos no carro e fomos bebendo durante nossa estada lá. Uma importante economia!!
Acarajé e pé-de-moleque, delícias tradicionais baianas.
Almoçamos na suíte do hostel, cochilamos e depois, fomos para o farol da Barra ver a vista, tomar cerveja, ver apresentação de capoeira e tirar muitas fotografias. Aproveitamos para comer o famoso ACARAJÉ baiano e pé de moleque, um dos nossos doces preferidos.
Farol da Barra à noite é ainda mais bonito.
Estacionamos o carro pertinho do farol e ficamos por lá curtindo a vista e tomando umas cervejinhas esperando o pôr do sol. Ficamos até a noite. Ainda na Barra, jantamos em um dos restaurantes localizados na Orla e de volta ao hostel, ficamos conversando com um pessoal que estava lá com o mesmo objetivo que o nosso: assistir ao jogo de Uruguai x Itália no domingo.
Rua do Pelourinho enfeitada para a festa de São Pedro.
O sábado estava reservado totalmente para o turismo. Adoramos Salvador e sempre que vamos para lá, nunca deixamos de ir ao Pelourinho, nosso local preferido na cidade. Compramos gelo no caminho e reabastecemos nosso cooler com as cervejas que tínhamos levado.
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco no Pelourinho.
Cegamos cedo, então achamos estacionamento fácil, mas tivemos que pagar dez reais de "gorjeta" para o flanelinha que "tomou conta" do nosso carro. Na dúvida, achamos melhor pagar para não arriscar ter o carro riscado ou o pneu furado.
Tudo preparado para a Festa de São Pedro.
O Pelourinho estava lindo, todo decorado para os festejos de São Pedro com bandeirolas, estandartes e bonecos gigantes.  Saímos pelas suas ruas íngremes e estreitas tirando fotografias de tudo e das várias igrejas que existem lá. O lugar respira cultura.
O Pelourinho se transforma em um Arraial no mês de Junho.
Depois de caminhar bastante, decidimos tomar o Elevador Lacerda para a cidade baixa e caminhar pelo famoso Mercado Modelo. Antes de descer, fomos ao mirante que fica ao lado do Elevador Lacerda e tiramos várias fotos maravilhosas da Bahia do Todos os Santos. Vejam vocês mesmos!!!
A Bahia de Todos os Santos e a Ilha de Itaparica bem ao fundo.
O famoso Mercado Modelo.
Elevador Lacerda. Foto tirada ainda do Pelourinho, no mirante, antes de descermos.
Prédio da Marinha na Cidade Baixa em Salvador.
Andamos por todo Mercado Modelo visitando as lojinhas de artesanato e provando os vários sabores de cocadas baianas. Cada uma mais gostosa que a outra!!!!
Dentro do Mercado Modelo. Milhares de artesanatos à venda.
Elevador Lacerda. Foto tirada do Mercado Modelo, depois de descermos.
Depois de perambular pelo Mercado, decidimos ir para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, santa de minha devoção. O Papa João Paulo II, quando veio ao Brasil, rezou o Angelus nesta igreja belíssima.
Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia.
Imagem da Nossa Senhora da Conceição ao fundo e a riqueza de sua igreja.
Depois de visitarmos a Igreja, decidimos voltar para o Pelô, como chamam os baianos o seu Pelourinho. Pegamos o elevador de volta e decidimos ir para a Praça Jorge amado, mas antes passamos no carro e pegamos nossas cervejinhas, que àquela hora já estavam geladinhas!

Lateral do Museu Jorge Amado.
Sentada à beira do caminho... com uma cervejinha geladinha na minha caneca!!!
Bendita bolsa térmica!!!! Ficamos um tempão sentados observando o vai e vem  dos vendedores de fitinhas do Senhor do Bomfim abordando e enchendo o saco dos turistas. A gente se diverte muito observando a malemolência dos baianos. rsrsrsrsrs
Depois de ficarmos um tempo na Praça Jorge Amado, fomos almoçar. Escolhemos um restaurante lá mesmo: Sorriso da Dadá, comida baiana típica. Saem desde porções de acarajé até opções mais elaboradas. Pedimos uma moqueca de peixe deliciosa!!!!!!!
Lojinha de artesanato no Pelô.
Depois do almoço delicioso, resolvemos sair do Pelourinho, voltar para a Barra para tomar uma praia. Passamos no hostel, colocamos roupas de banho, pegamos mais cervejas e praia!!!! Ficamos na praia até quase o pôr do sol.
O Cristo da Barra.
A tarde estava perfeita para um banho de mar. Pegamos as cadeiras de praia do carro, a bolsa térmica e alguns petiscos e ficamos conversando distraidamente até a tardinha.
Praia da Barra.
Voltamos para o hostel, tomamos banho, nos arrumamos e fomos a pé para uma pizzaria próxima. Depois que voltamos, ficamos conversando com o pessoal no hostel.
Arena Fonte Nova e o Dique do Tororó.
Dia do Jogo Uruguai x Itália pela disputa do terceiro lugar na Copa das Confederações. Fizemos o check out no hostel às 9:00 e seguimos para o estacionamento oficial do evento na Universidade Federal da Bahia para deixar o carro e pegar uma shuttle oferecida pela FIFA para a Arena Fonte Nova, local do jogo.
Como era cedo, foi tudo muito tranquilo. Achamos uma vaga muito boa no estacionamento e pegamos a shuttle sem filas. Chegamos na Fonte Nova por volta das 10:30, duas horas e meia antes do jogo, que seria às 13:00. Sem problemas, pois aproveitamos para tirar muitas fotos do local.
Dique do Tororó e es esculturas dos Orixás.
Ficamos passeando pelo Dique do Tororó, fizemos um lanche, tomamos uma cerveja (agora comprando, pois ninguém podia entrar com bebidas na área do jogo) Os preços variavam até 100%!!!!
Antes do jogo.
Cerimônia de Abertura do Jogo.
O jogo foi espetacular, digno de uma disputa de 3° lugar. Empate no tempo normal, prorrogação e pênaltis. A galera torcendo, fazendo ola e cantando foi demais!!!!!!Como compramos os ingressos às cegas, pois não sabíamos quem iria jogar, não tínhamos tantas expectativas, mas valeu muito à pena ter ido!!
Só não gostamos dos preços das comidas e bebidas lá. Tudo era muito caro!!!! Um refrigerante custava R$6,00, uma cerveja latão R$ 9,00, um cachorro quente R$ 7,00 e uma simples batata Yokitos R$ 7,00. Muito fora dos padrões financeiros dos brasileiros. Mas como estávamos lá, acabamos pagando os preços.
Demos sorte, pois ficamos na sombra e mesmo estando no alto, tivemos uma excelente visão do campo.

A Itália venceu o jogo nos pênaltis e foi uma festa total!! Depois do jogo, saímos tranquilamente e sem tumultos para a fila da shuttle que iria nos levar de volta ao estacionamento da UFBA. Pegamos o primeiro que passou e em 20 minutos já estávamos no nosso carro.
Vídeo do gol de Cavani pelo Uruguai feito por nós.
Nosso plano inicial era sair do jogo em Salvador e assistir a final da Copa já em casa, mas como a disputa do 3° lugar teve prorrogação e pênaltis, atrasou a nossa volta. Mesmo assim, ainda conseguimos assistir ao segundo tempo do jogo Brasil x Espanha pela televisão. Final de semana maravilhoso, não acham????? Para mim, valeu demais!!!!!!!