COPENHAGEN NA DINAMARCA - DÁ PARA CONHECER COM POUCO DINHEIRO?

 Um sonho de consumo: assim podemos definir nosso desejo de conhecer algum país escandinavo. Já havíamos planejado essa viagem por diversas vezes, mas quando colocávamos no papel o montante que iríamos gastar, sempre desistíamos.
Nyhavn.
 Não se engane, é um destino caro, principalmente para brasileiros, mas com planejamento e economia, dá para conhecer.

A primeira coisa que decidimos, para essa viagem ser possível para nós, foi conhecer apenas dois países escandinavos: Dinamarca e Suécia.  Conhecer mais países, financeiramente era inviável.

VEJA TAMBÉM:
ESTOCOLMO NA SUÉCIA

 Calçadão de Copenhagen.
Compramos as passagens aéreas com mais de seis meses de antecedência, reservamos hostels mais econômicos com cozinha coletiva e próximos às Estações Centrais, preferimos o trem para nos locomover de Copenhagen até Estocolmo e vice-versa; e principalmente, conhecemos praticamente tudo a pé (na nossa opinião, a melhor forma de conhecer qualquer cidade).
Stroget - Calçadão de Copenhagen. 
Banco da Dinamarca.
Com o nosso orçamento bem organizado, deu para curtir tudo: desde museus, bares, almoços regados à vinho, passeios de barco e até jantar à luz de velas.
Restaurante em Nyhavn.
Copenhagen é uma cidade linda, cheia de palácios, canais navegáveis, gente acolhedora e muito fácil de conhecer a pé ou de bike. É conhecida também como a cidade das bicicletas e dos contos de fadas.

Estacionamento de bicicletas na Estação Central. 
Contos como A Pequena Sereia, Soldadinho de Chumbo e Patinho Peio foram escritos pelo dinamarquês Hans Christian Andersen. Na cidade tem até a estátua da Pequena Sereia, que diga-se de passagem, é um conto tristíssimo.
Estátua da Pequena Sereia.
Nos hospedamos no Hotel Loeven na Vesterbrogade n° 30, com suítes confortáveis, cozinha coletiva e bem pertinho de supermercados, delicatessens, farmácias e da Estação Central, portanto, muito bem localizado. O legal de Copenhagen é que podemos fazer quase tudo caminhando.
Kobenhavns Rhadus - a prefeitura da cidade.
Seguindo a Av. Vesterbrogade, chegamos na  Kobenhavns Rhadus (a prefeitura da cidade), uma construção arquitetônica belíssima diante de uma praça igualmente bela, que dá acesso a um dos maiores calçadões da Europa.
Da prefeitura, seguimos pelo enorme calçadão, o Stroget, que corta todo o Centro Histórico da cidade (possui 1,1 km). Saindo do calçadão, demos de cara com o Castelo Christianborg, sede do Parlamento Dinamarquês, única construção do mundo que abriga os três poderes simultaneamente.

Palácio Christianborg.
Face interna do Palácio Christianborg.
Nyhavn é apaixonante.
Decidimos ir em direção à Nyhavn, um dos locais mais conhecidos da cidade, e mesmo com o clima instável, havia muitos turistas. As cafeterias estavam lotadas e por isso decidimos parar para tomar um café.

Cafeteria em Nyhavn.
Nyhavn foi o bairro que mais amamos, pois é muito charmoso. Do pier saem passeios de barco pelos canais da cidade, há várias opções de cafeterias, bares e restaurantes e excelente vista para se fotografar.

Prato típico - Smorrebrod de salmão defumado, peixe e camarão.

Smorrebrod - com peixe frito, camarão e caviar.
Ficamos tanto tempo passeando em Nyhavn, que no final da tarde decidimos jantar e tomar um vinho em um dos restaurantes de frente para o canal.

Nevando em Nyhavn no final do dia.
Entrada do Tivoli Park.

Tivoli Park.
Outro local imperdível para conhecer é o Tivoli Park, o segundo parque de diversões do mundo, que serviu de ideia para Walt Disney criar o tão famoso Walt Disney World. Tivemos sorte, pois em fevereiro há o Festival de Inverno, com várias atrações, pista de patinação, apresentações musicais, etc. 
Frutas típicas dos Jardins do Tivoli.
O Tivoli foi inaugurado em 1843 e possui uma das mais antigas montanhas russas do mundo ainda em funcionamento, construída em meados de 1914. 
Templo Chinês no Tivoli.
O parque é absolutamente LINDO e vale muito à pena conhecer. Uma dica importante: vá no final da tarde e espere anoitecer, pois quando as luzes do parque se acendem, parece um conto de fadas, de tão belo que fica.
À noite, as luzes do Tivoli deixam tudo mais lindo.

Palácio Amalienborg.
O Palácio de Amalienborg também é uma ótima atração, pois é a residência oficial da família Real Dinamarquesa em Copenhagen. A troca da guarda é impreterivelmente às 12h, e se a rainha estiver no palácio, tem até banda de música. Vale a pena arriscar e esperar para conferir.
Troca da guarda no Palácio Amalienborg.
Praça do Palácio Amalienborg.
Pátio do Amalienborg com a Catedral de Mármore ao fundo.
De Amalienborg, vá para a Catedral de Mármore ou Frederik's Church, pois é bem pertinho. A Catedral é belíssima, e possui o domo mais alto da Escandinávia.
 Detalhes da Catedral de Mármore.
Detalhes do domo da Catedral de Mármore.
 Saindo da Catedral, dá para ir ao  Kastellet, uma fortaleza em formato estrela de cinco pontas cercada de água, e considerada uma das fortalezas mais bem conservadas da Escandinávia.
Kastellet - fortaleza em formato estrela (foto Googlemaps). 

Portão do Rei - entrada da Fortaleza Kastellet.
A fortaleza possui dois portões, o Portão da Noruega (face norte) e o Portão do Rei (face sul). Depois que o visitante passa por um deles, visualiza vários prédios vermelhos, que em séculos anteriores eram utilizados para guardar munição, armas, mantimentos, etc.
  
Parte interna do Kastellet com soldados em forma.
 Atualmente, seus edifícios internos são de uso militar. Vale muito à pena passear pelo local, margeando a "estrela". Tivemos sorte, pois estava tendo um exercício militar bastante interessante.
Detalhe de um dos canhões, da casa do Comandante (prédio amarelo) e dos prédios vermelhos, que são de uso militar.
Igreja Santo Albano dentro do Kastellet.
Além dos prédios militares, a fortaleza possui um parque belíssimo, muito agradável para fazer uma caminhada. Recomendamos que o visitante entre pelo Portão Sul, mais próximo do centro da cidade, e saia pelo Portão Norte, mais próximo da estátua da Pequena Sereia.
De Kestellet dá para ir até a estátua da Pequena Sereia (é só sair pelo Portão Norte), outro ponto de interesse turístico. Não vale a pena ir para a região só para conhecer a estátua, mas se você unir o passeio pelo Kestellet com a visitação à Pequena Sereia, é muito mais proveitoso.
Moinho de Vento em Kestellet.
A Pequena Sereia.
Uma coisa imperdível na nossa opinião, é fazer um passeio de barco pelos canais de Copenhagen, para ter uma perspectiva diferente da cidade. Há várias opções de passeios que saem do pier de Nyhavn.
Gran tour pelos canais de Copenhagen.
Nós decidimos pelo Gran Tour, que percorre os canais mais importantes, passando pela Ópera, pelo Diamante Negro (a biblioteca mais importante da cidade), pela estátua da Pequena Sereia e outros locais de interesse. 
Canal em Nyhavn.
As vezes até parece que estamos em Amsterdam na Holanda, pela semelhança das construções coloridas e dos canais. Passeio imperdível, tanto no inverno, como no verão.


  Canais da cidade.
Outro local bastante visitado chama-se Christiania, a "Cidade Livre". É uma comunidade independente de Copenhagen e sem governantes, onde se vende e se consome maconha abertamente.Na verdade, achamos o local feio e descuidado, com casebres coloridos, barraquinhas de artesanato e só. 
Entrada da Cidade Livre de Christiania.
 Entrada de Christiania.
Os locais NÃO gostam que o turista tire fotos, então respeite (nós tiramos essas fotos antes de entrar na cidadela). Não gostamos de ter ido lá, com tanta coisa bonita para ver na cidade, achamos perda de tempo conhecer Christiania. Vá se você curte fumar um baseado.
Parque Christianhavns Vold.
Já que o visitante está nas proximidades de Christiania, vale a pena dar uma passeada pelo Parque Christianhavns Vold, que é belíssimo, com um lago imenso cheio de cisnes e pistas para caminhada ou passeios de bicicleta. 
Christianhavns Vold.
 Torre da Igreja do Nosso Salvador.
Igreja do Nosso Salvador no bairro de Christiania.
Há também no bairro, a Igreja do Nosso Salvador, que chama a atenção de longe por causa de sua imponente torre. Dica: se for conhecer Christiania, vá pelo parque, visite a igreja e siga para a "Cidade Livre", assim dá para conhecer três pontos turísticos de uma vez só.

E as baladas? Copenhagen é cheia de opções para quem curte um agito, mesmo no inverno. A gente amou o Hard Rock Cafe. Nossos dias na cidade terminavam sempre com um choppinho gelado e boa música. Há promoções bem legais durante o happy hour.
Hard Rock Cafe Copenhagen.

Av. Vesterbrogade.
Como gostamos mais de atividades diurnas, não curtimos as madrugadas da cidade. Geralmente ficávamos até a meia-noite no Hard Rock, mas para quem adora uma noitada, tem o Chateau Motel (a maior boate de Copenhagen); o concorridíssimo Sunday (tem que fazer reservas pela internet antes); o Hive, com shows performáticos e muito bate-estaca; shows de rock e reggae em Christiania e muitas outras opções.

Copenhagen, muito segura e linda.

Quem tiver mais dias na cidade, pode visitar o Castelo Rosenborg e seus belos jardins; o Castelo Kronborg onde se passa a história de Hamlet; o Castelo Frederiksborg; Rundetaarn - a Torre Redonda com o observatório astronômico; a fábrica da cerveja Carlsberg, e se ainda tiver mais tempo, dá para dar uma esticadinha até a cidade sueca de Malmo.
Enfim, queridos leitores, opções não vão faltar...

VEJA TAMBÉM:
ÁUSTRIA ABAIXO DE ZERO
LUXEMBURGO - UM DIA FRIO E SOMBRIO
ESTOCOLMO NA SUÉCIA
BARILOCHE NO INVERNO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTE ESPAÇO É SEU. SINTA-SE À VONTADE!!! COMENTE, PERGUNTE, CRITIQUE, PARTICIPE!!!