quarta-feira

CHAPADA DIAMANTINA NA BAHIA

Essa viagem foi uma excursão que fizemos com um grupo de pessoas maravilhosas!!!! Saímos de Aracaju, de ônibus às 20:00 e chegamos às 6:40 da manhã, na cidade de Mucugê na Chapada Diamantina, uma cidadezinha pacata e cheia de charme!!!!
Cidadezinha, pacata e cheia de charme: Mucugê/BA.
Como chegamos bem cedo, arrumamos nossas coisas e saímos logo para o café da manhã. A pousada é bem bacana, estilo colonial e bastante confortável. Às 9:00, saímos para o Parque Municipal de Mucugê. O nosso guia se chamava Boca. Pagamos a taxa de 8,00 para entrar no parquee primeiramente, fomos na casa do diamante. Conhecemos todo o processo de lapidação dos diamantes e o maquinário para o corte e a lapidação. O processo todo dá um trabalho!!!!!! Lá, vimos um diamante de 60 pontos!!!!

Casa do diamante - onde se lapidavam os diamantes encontrados por lá.
Depois da Casa do diamante, fomos conhecer o projeto Sempre Viva (são flores que nunca morrem), muito legal. Assistimos um vídeo e conhecemos flores maravilhosas de 70 anos!!! Saindo de lá, pegamos uma trilha não muito grande para a cachoeira de Piabinha e Cachoeira do Tiburtino, muito legal para banho.
Trilha que leva à cachoeira de Piabinha.

Cachoeira de Piabinha.
Ficamos um tempão na Cachoeira do Tiburtino tomando banho gelado. A água é bem escura, quase no tom marrom, pois é cheia de material orgânico.
Cachoeira do Tiburtino.
A água é quase marrom. Disseram que é muito boa para os cabelos. kkkkk
Depois de Tiburtino, conhecemos também o museu do garimpo. Voltamos para Mucugê, almoçamos no restaurante Sabor e Arte e saímos para o city tour a pé. A cidade é Patrimônio Cultural, por isso é que linda. Começou a chover, então não deu para conhecer o cemitério Bizantino naquele momento. À noite, saímos sem o grupo e fomos jantar na pizzaria Point da Chapada. Uma delícia!!!!! Os biriteiros do grupo chegaram e aí, foi a maior farra!!!!!!!! Tomamos um bocado de cerveja e jogamos muita conversa fora!!! kkkkkk. No dia seguinte, saímos às 8:00 e fomos direto para a cidadezinha de Nova Redenção para conhecer o Poço Azul. Demorou umas duas horas para chegar, mas valeu a pena!!!! Muito lindo o poço azul. A fundura do poço chega a 70 metros e sua água é tão azul, devido a quantidade de minerais, que não dá para acreditar em tamanha beleza. A água é considerada a primeira em nitidez do mundo!!!!! Ficamos realmente deslumbrados.
Poço Azul.
Olha só a cor da água!!! Poço Azul.Tomamos banho com colete, snorkel e máscara. Ficamos um pouco lá, pois aquantidade de pessoas que entram é limitada e tinham mais turistas para entrar. Que pena que não ficamos mais tempo, pois valia a pena. Confesso que tive um pouco de medo, porque a gruta é bem fechada e só entra sol por uma abertura. Almoçamos lá mesmo, no restaurante da Dona Alice, comida caseira bem gostosa e barata.
 Poço Azul.Na volta, paramos na cachoeira da Dona Ana e tiramos fotos no mirante do rio Paraguaçu. Comprei algumas pedras semipreciosas na Toca do Morcego e fizemos amizade com o dono do negógio, que nos deu cristais e mapas da Chapada de presente.

Mirante do Rio Paraguaçu.
À noite, saímos a pé para conhecer melhor a cidadezinha e jantar na pizzaria "Da garagem", mas como não encontramos, resolvemos comer no mesmo local do dia anterior, só que sozinhos no maior love. kkkkkkkk. No outro dia, logo pela manhã, saímos para a cidadezinha de Andaraí. Não achei a cidade lá grandes coisas... confesso que não gostei. Estava tendo feira e aquela confusão danada de carros, galinhas, plantas e frutas... Saímos em direção á Prainha, demos a volta e fomos para a pousada ecológica. Meu marido saiu com um grupo de amigos para tomar banho de rio enquanto eu tomava umas geladas com as mulheres, kkkkkkk Almoçamos lá mesmo (comi uma feijoada de primeira!!!) e fomos em direçãoà Cachoeira do Pratinha. Foi a maior festa!!!!!!!!!! Até machuquei a perna numa pedra, tamanha a danação. kkkkkkk

Cachoeira do Pratinha.
Voltamos para Mucugê e fomos conhecer o Cemitério Bizantino, que não deu para conhecer no primeiro dia, porque estava chovendo.

Cemitério Bizantino em Mucugê.
 Pracinha de Mucugê.
À noite, saímos para ver as lojinhas e comer tapioca na praça principal da cidade. Estava tendo uma festa lá, tinha a maior muvuca!!! Ficamos observando a galera.

 Morro do Pai Inácio antes de subir.

Como esse era o último dia, saímos da pousada às 7:30 depois de encerrar as contas, pois não voltaríamos mais lá. Até o Morro do Pai Inácio, deu umas 2h de estrada. Durante a viagem, vimos um védeo bem legal sobre a história de amor entre ele (Pai Inácio) e a esposa do coronel e quem ele pertencia. Sujeito esperto!!! Se escondeu em cima do morro e depois voltou para roubar a sinhá. kkkkk Lindo lá em cima!!! Maravilhoso mesmo e alto pra caramba. A subida é íngreme, mas quando se chega lá em cima, tudo é compensado!!! Tiramos váááárias fotos de todos os ângulos possíveis.
 Morro do Pai Inácio, vista maravilhosa!!!!!!

Almoçamos em um restaurante ao pé do morro e saímos para a cidade de Lençóis. Não gostei de Lençóis, talvez por ser feriado, estava tudo fechado e um monte de maconheiros fumando maconha nas esquinas ouvindo reggae em volume alto. Saímos de lá às 15:30 e chegamos em Aracaju às 0:30.
Promessa: Voltar lá na Chapada de novo e conhecer as cachoeiras Fumacinha e Buracão!!!!! kkkk Podem anotar, que promessa é dívida. kkkkk

3 comentários:

  1. Anônimo20:56

    O lugar é realmente lindo mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Ola conterranea
    Estou devolvendo a gentileza da sua visita ao meu blog.
    E estou postando aqui porque tb conhecí o paraíso da Chapada em alguns lugares comuns e outros nem tanto.
    Muito bacana o seu blog, fiquei com uma 'inveja boa' dos lugares que vcs visitaram.
    Qualquer hora dessas, já que moramos na mesma cidade, podemos os 3, sentar, tomar um chopinho e bater papo sobre nossas viagens, q tal?
    Abçs.
    Feliz 2012 e que viajem bastante este ano.

    ResponderExcluir
  3. Olá Vinicius,
    sinta-se sempre à vontade em nosso blog!!!!! Você é muito bem vindo.
    Quanto à cervejinha, podemos marcar sem problemas. kkkkkkk
    Um grande abraço e boas viagens para nós em 2012!!!!

    ResponderExcluir

ESTE ESPAÇO É SEU. SINTA-SE À VONTADE!!! COMENTE, PERGUNTE, CRITIQUE, PARTICIPE!!!