PENEDO/PIAÇABUÇU/FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO E PRAIA DO PEBA

Sabe aquele dia em que você não tem nada programado pro final de semana prolongado e de repente tem uma ideia? Essa viagem foi assim. Na quinta-feira à noite, conversando com meu marido sobre o final de semana que se aproximava, decidimos arrumar a mochila para conhecer as cidades de Penedo e Piaçabuçu, ambas em Alagoas e não muito longe de Aracaju, onde vivemos. E assim fizemos: saímos na sexta cedinho, absolutamente sem informação, sem reservas e sem saber o que nos esperava. Deu certo! Confiram!
Vista linda do Rio São Francisco e da Igreja da Nossa Senhora da Corrente.
Saímos às 7:00 de Aracaju em direção a cidade de Neópolis em Sergipe, onde há uma balsa que faz a travessia de carros pelo rio São Francisco até a cidade de Penedo em Alagoas (120 km de distância de Aracaju, via balsa). Chegamos ainda cedo em Penedo e logo de cara, tivemos muitas dificuldades em encontrar informações turísticas.
O Rio São Francisco e o prédio histórico (Paço Imperial).
Penedo é uma cidade histórica, cheia de casarões da época do Brasil colônia. No decorrer da história foi palco de uma invasão holandesa que durou quase 10 anos, pois era uma cidade de posição estratégica por causa da fácil navegação no Rio São Francisco, por onde entravam e saíam muitas mercadorias. Mas em 1645, os penedenses resolveram expulsar os holandeses e depois de uma batalha muito árdua, alcançaram seu objetivo, retomando para si o controle da cidade. Paço Imperial de Penedo.
Penedo possui hoje um dos acervos arquitetônicos mais ricos do Brasil, com construções iniciadas a partir de 1660. Possui casarios, igrejas, convento e um Paço Imperial, onde atualmente funciona um museu com um acervo muito rico, com peças de tapeçarias, móveis, quadros e louças que foram usadas por D. Pedro II e comitiva, quando visitaram a cidade no século XIX.
Catedral Diocesana de Penedo (em reforma).
É uma cidade muito bonitinha, mas sem muita infraestrutura turística. Possui um hotel (Hotel São Francisco - tel (82) 3551-2273) e algumas pousadas (Pousada Estilo - tel (82) 3551-2429; Pousada Valle do São Francisco - tel (82) 3551-2000; Pousada Colonial - tel (82) 3551-2355 e pousada O Laçador - tel (82) 3551- 2956). Vale ressaltar que essas poucas informações de pousadas em Penedo foram coletadas por nós, pois não descobrimos nenhum site com informações de todas as opções de hospedagem nesta cidade.
Prefeitura de Penedo. O casario à direita da prefeitura possui eira, beira e tribeira, sinal da riqueza do antigo dono.
Há vários pontos turísticos na cidade além dos que visitamos: Theatro Sete de Setembro; Museu Casa Penedo; Rua do Banheiro; Convento Franciscano; Oratório dos Condenados ou da forca; Igreja N. sra. dos Homens Pretos, etc. A festa mais famosa da cidade é Bom Jesus dos Navegantes, que acontece no mês de janeiro. Vista maravilhosa do "Velho Chico".
Dos lugares que visitamos, gostamos muito da Rocheira, que se trata de um paredão de pedras na parte oeste da cidade, de onde temos uma visão maravilhosa do Rio São Francisco, mais conhecido na região por "Velho Chico", além das cidades Sergipanas de Neópolis e Santana do São Francisco, que ficam na outra margem de tão imenso rio. As fotos que tiramos da Rocheira falam por si. Vista panorâmica do Rio São Francisco - foto tirada da Rocheira. Foto tirada da Rocheira. O paredão de pedras é alto, olha meu marido lá embaixo, bem pequeno. Ruas íngremes e casarios históricos.
Vale muito a pena conhecer a cidade, mas não há atrações para mais de dois dias de estadia; a não ser que você vá em dias de festa de Bom Jesus dos Navegantes, que geralmente dura quatro dias, com muitas atrações culturais e danças folclóricas, como o Guerreiro Treme Terra, que é muito bonito. (vimos uma apresentação deste grupo no Festival Cultural de Laranjeiras, uma cidade sergipana, e gostamos muito). Igreja Nossa Senhora da Corrente.
Almoçamos no Mercado de Artesanato. Comemos uma comidinha caseira formidável a preço módico. Resolvemos não permanecer para pernoitar na cidade, pois decidimos seguir para Piaçabuçu, outra cidade alagoana, próxima à foz do Rio São Francisco, distante uns 40 quilômetros de Penedo. Entrada da cidade de Piaçabuçu.
Nos hospedamos na pousada Portal 2000 (tel - (82) 3552-1720), simples, mas limpa. Como chegamos por volta das 15:00, não dava mais tempo para fazer o passeio em grupo para a foz do Velho Chico. Até dava para ir, mas deveríamos alugar o barco e pagar por todos os lugares. Como saía caro, desistimos. Resolvemos cochilar um pouco e depois de recarregadas as baterias, saímos para o calçadão na orla do rio. Tomamos mais informações sobre os passeios de barco para o dia seguinte e depois de darmos umas voltas pela região, escolhemos um barzinho bem na beirada do rio para relaxar, tomar umas cervejinhas e esperar o pôr do sol, pois nos disseram que era magnífico naquele local. Bem que era verdade!!!!!! Lindo mesmo. Pôr do sol maravilhoso às margens do rio.
Piaçabuçu é uma palavra Tupi Guarani, que significa Palmeira Grande. Fica localizada no extremo sul de Alagoas, na região do Baixo São Francisco, que segundo conta a história, foi fundada em 1600. Os pontos turísticos mais importantes são a Foz do Rio São Francisco e a praia do Pontal do Peba, conhecida por suas dunas.
Piaçabuçu é uma cidade ribeirinha, tudo acontece em torno do rio.
Ficamos no bar da orla até o anoitecer. Pedimos um peixinho para jantar. Depois do jantar, saímos a pé pela cidade, que não tem nada para fazer à noite. As pessoas se reúnem numa praça onde há bares para ouvir música e beber. Só isso. Ficamos um pouco decepcionados com a falta de opções. Passeio de barco para a foz do rio São Francisco. Turistas do Brasil inteiro.
No dia seguinte, saímos cedo para conhecer a feira da cidade. Nas cidades do interior, o dia de feira é um acontecimento social, vem gente de todos os povoados circunvizinhos em ônibus lotados. Vende-se de tudo: de roupas a sapatos, de frutas a carnes, de bebidas a churrascos, sem falar dos cds piratas com aquelas músicas bregas insuportáveis. Enfim, é um acontecimento. Ficamos um tempão observando os costumes locais e aproveitamos para comprar a chachaça de cambuí, típica do local. Casebres de palha às margens do rio.
Há uma cooperativa de barcos na cidade que faz os passeios, é tudo tabelado, não há concorrência. Existe um rodízio de barcos, onde todos saem ganhando a mesma quantia. Tanto faz se você compra os passeios nas agências de turismo ou lá na cooperativa. Gostei muito desta organização. Do lado direito do rio vê-se a Praia do Cabeço em Brejo Grande/Sergipe. À esquerda, Piaçabuçu. O barco saiu lotado, com 15 pessoas. O percurso durou 50 minutos margeando o mangue. Na verdade, os barcos pequenos são proibidos pela Marinha de chegar perto do encontro das águas. Mas eles não dizem isso para os turistas. Há um ponto de apoio com gente vendendo bebidas, comidas e artesanato onde eles param os barcos. Quem quiser ver o encontro das águas do rio com o mar tem que caminhar uns 40 minutos até o local, que na minha opinião é longe pra caramba, pois a areia é fofa e portanto, muito difícil de caminhar. Andamos uns 20 minutos, mas desistimos. Local da parada dos barcos. Há um ponto de apoio com comidas, bebidas e artesanato. Pode-se tomar banho nas lagoas ou no rio.
Resolvemos ficar no local, onde há várias dunas e o visual é muito bonito. Dá para ver pela foto acima. Tiramos fotos lindíssimas. Achamos o local um pouquinho parecido com uma parte dos Lençóis Maranhenses.
De um lado do rio fica Alagoas e do outro lado, Sergipe, com a praia do Cabeço em Brejo Grande e seu farol quase coberto pelas águas, que foram invadindo com o tempo, acabando com o povoado. Ficamos umas duas horas nos divertindo.
Paisagem bonita.
"Velho Chico".
Tomamos muito banho de rio, comemos cocadas que compramos lá, biscoitos e bebemos algumas cervejas que o pessoal vinha trazer para as pessoas na água. Uma mordomia só!!!!!!! Conversando com alguns vendedores, descobri que quase todos são de Sergipe, que logo de manhã cedinho atravessam o rio e montam suas barracas para venderem seus produtos. Foto panorâmica das lagoas, das dunas e do rio.
Voltamos pelo mesmo percurso e depois de uns 50 minutos desembarcamos na orlinha. Escolhemos um restaurante e pedimos aquela peixada! Peixada de Vermelha no leite de coco com legumes, pirão, arroz e salada. Nossa, comemos feito reis! O restaurante estava lotado. Comida excelente!!!!! Depois do almoço, ainda permanecemos pela orla por mais algum tempo. Aproveitei para comprar alguns artesanatos feitos de palha. Praça Matriz de Piaçabuçu.
Voltamos para a pousada e dormimos um bocado. Saímos à noite, lanchamos em um dos quiosques da praça e ficamos por lá vendo o pessoal se divertindo.
Igreja N. Sra. do Borja.
Assim que acordamos, arrumamos a mochila, tomamos café e saímos para tirar as últimas fotos da cidade. Resolvemos seguir para a praia do Pontal do Peba. Chegamos em 20 minutos e logo que vimos o local, ficamos assustados com a sujeira da praia. Plásticos e dejetos para todos os lados!!!!!!! Chegamos às 9:30 e já tinha muita gente que chegou em caravanas. A maioria das pessoas já estava bebendo, comendo churrasco ou jogando bola na areia. Pelo que percebemos, as caravanas chegaram muito cedo.

Pontal do Peba - ainda bem que não dá pra ver a sujeira da praia na foto.
O tráfego de carros e motos é liberado nesta praia, portanto havia muitos carros em meio aos banhistas. Tudo muito natural para os frequentadores. Eu achei muito perigoso, pois as pessoas bebiam e dirigiam normalmente. À medida em que o dia foi passando, mais carros chegavam e sempre rodando em uma velocidade considerável.
Praia do Pontal do Peba.
Praia cheia de carros. Bebida e direção era normal por lá.
Ficamos em um restaurante (Bar e restaurante Estrela do Mar) vendo as pessoas e os carros passando pra lá e pra cá. Almoçamos neste restaurante, mas não achamos a comida boa. Ficamos mais um pouco e lá pelas 14:00 saímos em direção à Penedo para pegar a balsa e voltarmos para nossa casa. Peba tem mar verde claro e águas calmas.
Já em Penedo, pegamos a balsa de volta à Neópolis e sem pressa, chegamos tranquilos em nossa casa à noitinha. Passamos um final de semana gostoso e diferente. Valeu bastante!

56 comentários:

  1. Henrique Romeiro12:19

    Passei o fim de semana com a minha família na praia do Peba. Minha irmã estava com uma casa de frente pro mar, mas choveu muito. Vocês precisam conhecer também a cidade de Feliz Deserto, bem pertinho do Peba, a 10km. O artesanato é maravilhoso, todo em palha da Taboa. Pena que neste fim de semana estava havendo uma feira em Maceió e todos os produtos foram levados para serem expostos nesta feira. Eu tenho lá em casa alguns produtos das artesãs de Feliz Deserto.
    Valeu!
    E... Boa Viajem!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Henrique.

    Ficamos felizes com sua ilustre visista!!!!!!

    A gente gostou muito desse final de semana em Penedo e Piaçabuçu, e o melhor foi que não tivemos que nos afastar muito de Aracaju.
    Infelizmente, ainda não conhecemos Feliz Deserto, mas fica aí a dica!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Conheço bem esta região. É mto bonita.
    Vocês deviam ter se hospedado no Peba, tem mais coisas pra fazer à noite.
    Esta é minha dica para a próxima vez.

    ResponderExcluir
  4. Estou indo conhecer Penedo hoje e o post de vcs simplesmente é fantástico!! Muito obrigada pelas dicas e pelas belas fotos.

    ResponderExcluir
  5. ADOREI O POST E VOU UTILIZAR AS DICAS!!! OBRIGADÃO.
    também a dica do Henrique...
    até mais
    Júlia

    ResponderExcluir
  6. ADOREI O POST E VOU UTILIZAR AS DICAS!!! OBRIGADÃO.
    também a dica do Henrique...
    até mais
    Júlia

    ResponderExcluir
  7. Kely Alves e Júlia Beck, nós do ME AMARRO EM VIAJAR agradecemos o incentivo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Anônimo15:28

    Adorei o post, irei amanhã à Penedo!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo17:17

    Oi sou o presidente do grémio estudantil do colegio estadual lourival baptista ferinha-simão dias.
    Minha turma gostaria de conhecer Penedo agora em Dezembro;vocês poderiam informar o custo com alimentação e despesa com opções de lazer que caiba no bolso de estudantes do ensino fundamental?Pretendemos passar o dia.
    Obrigado desde já!
    Moisés.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penedo é excelente para passear a pé e conhecer igrejas e museus. O que vocês devem levar em consideração é que na cidade não há muitas opções para banho. Somente na prainha do Rio São Francisco, que aos dimingos fica lotada de gente da cidade fazendo piquinique ou nos bares. As refeições não são tão caras, mas se vocês levarem lanches, será bem mais econômico. Quem gosta de MUSEUS, vai se divertir bastante, pois Penedo é uma cidade histórica. As entradas nos museus não são caras e as igrejas são de graça.
      Abraços

      Excluir
  10. Anônimo16:27

    Sou aluno de Janaildes professra de filosofia que já ensinou no Milton Dortas,o passeio é com ela.
    Obrigado!!!
    Moisés.

    ResponderExcluir
  11. jhessyka09:57

    moro em minas gerais,mas ja fui em penedo alagoas.
    e la é maravilhoso.e ja fui tambem no pontal do peba em piacabucu alagoas e achei la magnifico.
    pretendo ir em penedo em janeiro de 2013 para a festa de bom jesus dos navegantes,pois ja fui e é muito boa essa festa.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo20:45

    Neópolis, Ilha das Flores e Brejo Grande, oferecem um panorama lindo!!!Já morei e trabalhei nessa região no tempo dos coronéis Zeca Pereira e Celidone grandes produtores de arroz e fornecedores da emprêsa J. Nunes Ltda. bons tempos que não voltam mais...

    WILSON NUNES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhessyka e Wilson Nunes, nós do ME AMARRO EM VIAJAR, ficamos felicíssimos com suas visitas!!!!!!!
      Um grande abraço

      Excluir
    2. Anônimo16:01

      Muito boa as dicas, vou agora em 07 de julho....vou fazer esse tour, mas Neópolis, Ilha das Flores e Brejo Grande são aonde e como se faz para ir para esses lugares? Abraço.

      Excluir
  13. Anônimo15:50

    Rosiane, estou querendo ir a Piaçabuçu e estou a procura de pousada. Você comentou que a pousada Portal 2000 é: "simples, mas é limpa". Queria saber a qualidade dos quartos e os serviços oferecidos, a exemplo do café da manhã. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pousada Portal 2000 oferece suítes com ar condicionado ou ventilador de teto com cama de casal (há diferença de preços).Se você procura muito conforto, não recomendo, pois trata-se de uma pousada em uma cidadezinha pequena. Também não sei se teria algo mais sofisticado na cidade. O café da manhã é simples e regional: cuscuz, aipim cozido ou inhame, ovos, salsichas, pães, suco, café e leite. Você desce e espera ser servido pelas garçonetes. Enfim, eu achei o preço justo se compararmos custo benefício.
      Espero ter ajudado.
      Abraços

      Excluir
  14. Anônimo01:57

    Adorei as dicas. Obrigado por compartilhar. Estou planejando fazer essa viagem com minha familia, 2 adultos e 2 criancas 5 e 8 anos...Sera que e` complicado com crianca? Estava pensando em me hospedar em Penedo. Sera` que e` uma boa ideia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode viajar com crianças sem problemas. Quanto a hospedagem, eu preferiria Piaçabuçu ou Peba, pois há mais opções de lazer. Dá para passar o dia em Penedo e voltar à tardinha, pois as cidades são bem pertinhas.
      Abraços

      Excluir
  15. Anônimo01:03

    Todos esses lugares que está postado nessas fotos é muito bonito. Moro em Campinas-SP, desejo um dia poder conhecer todas essas cidadezinhas e tirar bastante fotos e fimar, para postar no facebook, na intenção de divulgar de alguma maneira. Pretendo criar alguma história - sou Abraão Bento dos Santos

    ResponderExcluir
  16. Anônimo11:39

    meu nome é denise e adorei as dicas, estou pretendendo viajar na semana santa e gostaria de saber se essa pousada que vocês ficaram tem que resevar com antecedência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise
      Recomendo reservar com antecedência para evitar transtornos. Como a cidade é pequena, melhor garantir.
      Abraços

      Excluir
  17. Anônimo03:37

    Prezados Rosiane e Adílson:
    Sou de S.Paulo e irei a Penedo em maio próximo. Se eu ficar hospedado em Penedo será possível fazer com facilidade o passeio até da foz do S.Francisco. Há ônibus que ligam Penedo a Piaçabuçu?
    Desde já obrigado pela atenção, Angelo Corrêa
    amendescorrea@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angelo.
      Você não terá problemas se hospedando em Penedo. De lá saem taxis, vans e ônibus que fazem esse trajeto. Negocie o transporte até Piaçabuçu. A região é turística, eles vivem disso.
      Abraços

      Excluir
  18. Anônimo15:41

    sou de simão dias e estudo com o professor adilson no milton dortas e amei o seu site muito bom professor não sabia que esse site fosse muito legal e eu gosto muito de praia gostaria de saber qual foi a praia mais inesquecivel pra vocês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal de Simão Dias é sempre bem vindo neste blog!!!!
      A praia mais linda que visitamos fica no Caribe, na ilha de San Andrés na Colômbia. Na verdade, todas as praias desta ilha são maravilhosas. San Andrés é conhecida por "mar das sete cores", e é a pura verdade!!!!

      Excluir
  19. Anônimo14:27

    Ainda não conheço a região, mas com certeza irei na primeira oportunidade,mágico,lindo emocionaante ver como perdemos de conhecer tantas belezas naturais.Parabéns pela divulgação!!!

    ResponderExcluir
  20. Estou viajando para Penedo-AL e tive muita dificuldade para encontrar o telefone das pousadas e hotéis locais.
    Agradeço a vcs por terem tido a ideia de incluir nesta página o telefone dos estabelecimentos que vcs conheceram in loco.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Belo blog, parabéns pelas dias, quero conhecer Penedo e tudo que der em 2014. Uma pergunta apenas, qual o tempo de duração da travessia da balsa em direção a Alagoas ?? Abraços, Joilson Fernandes

    ResponderExcluir
  23. Ola penedo , tou chegando a melhor festa de Bom Jesus dos Navegantes , convido todos os baianos pra ir para essa festa para ver o que é festa de verdade :D um abraço para todo os alagoanos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, você esqueceu dos Sergipanos!!!! kkkkkk

      Você vai gostar muito de Penedo!!!!!!!!!
      Abçs

      Excluir
    2. Adilson , todo ano eu estou em Penedo um abraço pra todos os Sergipanos exclusive você adilson estou viajando no dia 21 desse mês !!!!!! abrçs

      Excluir
  24. Adorei suas dicas! Pretendo passar um fim de semana entre Piaçabuçu e Penedo, já que quando fui a Alagoas não tive tempo de conhecer...
    Acho que vcs poderiam me ajudar mais ainda! Explico: vamos viajar para Aracaju no dia 05/03/2014, eu, meu marido, minha mãe e minha sogra. Não conhecemos a cidade, e por vcs serem moradores peço se podem nos dar algumas dicas. Chegaremos ainda pela manhã, na 3ª feira de carnaval. acho que a cidade mesmo não sendo o destino mais procurado do nordeste deve estar bastante cheia, né? Então, nossa intenção é ficar na cidade até quinta à tarde e partir para Canindé para fazer o Cânion do São Francisco na sexta-feira. De lá, sair no sábado bem cedinho para Penedo/Piaçabuçu e voltar na segunda, onde passaremos os dia novamente em Aracajú e pegar o voo de volta de segunda para terça. O que vcs acham? Pelo pouco tempo, dá pra fazer o básico na capital? Como é o transporte até Canindé, e de lá da pra ir até a Neápolis?
    Li em alguns sites que é mais vantajoso fazer o passeio num dia só, por meio de agência de viagem, custa em torno de 150,00 por pessoa, com almoço incluído, o que pode ser uma opção já que não teremos transporte próprio. E estaremos com 2 senhoras de 70 anos cada! rsrsrs
    Parabéns pelo blog e pelas informações!
    Nadia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadia,
      Achamos sua programação muito confusa para o período que vocês pretendem passar em Sergipe, principalmente sem transporte próprio e com pessoas mais idosas. É que Canindé fica no extremo oposto de Penedo!!!
      Como vocês vão passar quase uma semana, talvez dê para fazer de uma melhor maneira.
      Para Canindé não recomendamos passar a noite, é melhor contratar uma agência para fazer o passeio bate-volta. É mais cômodo e vocês vão poder curtir mais.
      Não tenho conhecimento de transporte que saia de Canindé direto para Neópolis (cidade em que saem as balsas para Penedo).
      Se optar pelo bate-volta para Canindé para Conhecer o Canyon, em Aracaju no dia seguinte saem vans regulares para Neópolis da Rodoviária Nova (de 30 em 30 minutos).
      Quanto ao carnaval, a cidade fica mais cheia, mas não tanto assim. Vocês vão gostar.
      Eu faria assim: 3ª e 4ª Aracaju
      5ª bate-volta para Canindé
      6ª Aracaju
      sábado, domingo e segunda Penedo (voltando na segunda pela manhã ou domingo à noite).
      Bem é isso. Esperamos ter ajudado.

      Excluir
  25. Anônimo13:39

    ontem tive em brejo grande e ao lunge eu vi piaçabuçu e achei bacana

    ResponderExcluir
  26. Olá, gostei muito do blog, quanto tempo leva de Aracaju a Penedo? Grata!

    ResponderExcluir
  27. De carro desde Aracaju até Neópolis (de onde saem as balsas para Penedo), gira em torno de 1 hora e 40 minutos (125 km). As balsas saem de 30 em 30 minutos.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo15:13

    Primeiramente parabéns pelo blog e pelo relato super detalhado. Uma dúvida que me ocorreu é que disse que ficastes duas horas na foz, e todas as agências que entrei em contato dizem que se fica uma hora no local, como vc conseguiu isto? Outra dúvida, quando foi o seu passeio?Achei 35 reais mt barato em comparação ao preço cobrado pelas agências....

    ResponderExcluir
  29. Não contratamos o passeio por agências, fomos diretamente na cooperativa de Barqueiros, pagamos o valor sem ser terceirizado. Fomos ano passado, não acho que tenha aumentado muito.

    ResponderExcluir
  30. Rose Vital& Adilson.
    Vou passar o carnaval em Maceió, jcom uns amigos e minha espousa, via Penedo. ( vamos de carro) Ocorre que me disseram
    que temos um tempo de espera para o Rio S. Fancisco subir, para a Balça navegar. É verdade isso? Se é verdade, como eu posso me informar sobre os horários?
    Meus amigos me ajude.
    Abraços

    ResponderExcluir
  31. Edmundo, essa informação que o o rio sobe não procede. Os horarios de saídas são fixos (30 em 30 minutos). Fique tranquilo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  32. Rose Vital,

    Que beleza as tuas dicas. Há tempos não lia um relato tão rico de detalhes. Vou segui-las à risca.

    Sugiro que as prefeituras de Piaçabuçu e Penedo incluam este texto nas suas páginas na internet.


    Eu sempre digo: na internet, pesquisando bem, encontramos muita coisa boa. Este teu texto, por exemplo.

    ResponderExcluir
  33. Silas, muitíssimo obrigada!!!!!!!!!!!!!!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  34. ADORO A CIDADE DE PENEDO/ALAGOAS,UM POVO MARAVILHOSO, CHEIO DE ALEGRIA E PAZ.
    TONINHO SOARES/PATINHO DA PASSAGEM
    DIRETO DE VILA VELHA-ES.

    ResponderExcluir
  35. ADORO A CIDADE DE PENEDO/ALAGOAS,UM POVO MARAVILHOSO, CHEIO DE ALEGRIA E PAZ.
    TONINHO SOARES/PATINHO DA PASSAGEM
    DIRETO DE VILA VELHA-ES.

    ResponderExcluir
  36. NORDESTE,BRASIL,MEU ORGULHO DE SER DE SERGIPE A NOSSA BELA CIDADE DE NEÓPOLIS,PASSAGEM,SANTANA DO SÃO FRANCISCO.
    ABRACO AO NOSSO POVO DA PASSAGEM/ VILA OPERÁRIA DA PASSAGEM-SE.
    SAUDADE DE TODOS.
    VELHO PATO DA PASSAGEM

    ResponderExcluir
  37. Anônimo12:00

    Estou em Maceio, proximo a rodoviária em parentes. Gostaria de fazer esse passeio a Sao Francisco, sabe se tem algum meio de ir de onibus ou van para Piaçabuçu? Obrigada, Luciana helena lucianah88@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Rose, boa noite! Tudo bem com você e seu marido?
    Você foi culpada por eu alterar um roteiro de viagem que estava ficando inviável entre Salvador-Aracaju, pois queria passar pela Praia do Saco e Mangue Seco (porém, soube de vazamento de óleo na região em novembro) e me encantei quando vi suas fotos nas dunas em Piaçabuçu! Eu partirei de Salvador e penso em ir de com alguma carona paga para Penedo (6h de viagem), para no outro dia ir a Piaçabuçu e fazer, no terceiro, o passeio ao cânion do Rio São Francisco. Você acha que é difícil de fazer isso por Salvador ou melhor ir por Aracaju? Desde já, muito obrigado pela atenção! Bjs do paulistano Leandro e excelente 2017 a vocês!!!!!

    ResponderExcluir
  39. Oi Leando.
    De qualquer maneira, você terá que vir para Aracaju, pois de carona é muito mais fácil vir para Aracaju. Depois, você pode ir tanto para Mangue Seco ou Penedo ou Canindé de São Francisco, onde se encontra o Canyon. Daqui saem várias vans de transporte alternativo, o que vai facilitar e baratear a sua ida até os locais que você deseja.
    Eu acho muito mais fácil do jeito que eu falei, do que ir de Salvador direto.
    Um abraço e feliz 2017 cheio de viagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose, muito obrigado pela rápida resposta! Verifiquei pelo transporte ontem e é mais fácil ir por Aracaju do que por Salvador, em especial para Penedo e o Canindé! Fico com sua página salva por conta das atrações e das descrições dos locais porque estão maravilhosas e as fotos das dunas ME ATRAEM DEMAAAAAIS, não vejo e hora de ver essas belezas na minha frente! Deve ser de emocionar! =D
      Um 2017 repleto de viagens a vocês!!!!
      Abraços!

      Excluir
    2. Obrigada pelo carinho, Leandro!!!!! Seja sempre bem-vindo em nosso blog!
      Desejo que sua viagem seja maravilhosa!
      Abraços

      Excluir
  40. Adorei o relato, Rose! Você lembra o horário que os barcos saem de Piaçabuçu para a Foz do rio? E aí pode ficar o tempo que quiser e voltar em outro barco?
    Quanto vocês pagaram?
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir

ESTE ESPAÇO É SEU. SINTA-SE À VONTADE!!! COMENTE, PERGUNTE, CRITIQUE, PARTICIPE!!!