XINGÓ/CANYON DO RIO SÃO FRANCISCO em Canindé/SE e Piranhas/AL.


Fizemos um bate-volta com nosso carro de Aracaju até Canindé de São Francisco para conhecer o Canyon de Xingó, um lugar maravilhoso e de rara beleza!!!! Quando o visitamos, ainda não havia sido gravada a novela global "Cordel Encantado", que mostrou ao Brasil e ao mundo esse cenário surpreendente de águas cor de esmeraldas. Restaurante Karranca's, local de onde saem o catamarã e a escuna para o Canyon.
A Usina Hidrelétrica de Xingó está localizada entre os estados de Sergipe, Bahia e Alagoas, a 12 quilômetros do município de Piranhas/AL e a 6 quilômetros do município de Canindé de São Francisco/SE. A hidrelétrica está instalada no São Francisco, o rio mais importante da região nordestina, que tem sua nascente na Serra da Canastra, em Minas Gerais e sua foz, entre os municípios de Brejo Grande/SE e Piaçabuçu/AL.
A bordo da Escuna Maria Bonita.
Resolvemos fazer o passeio de escuna. Navegamos no Rio São Francisco por aproximadamente uma hora entre as rochas que compõem uma série de muralhas gigantescas que foram se formado durante milhões de anos nesta região, que se encontra no meio do sertão sergipano e tudo em volta é árido, seco mesmo. Essas muralhas formam canyons belíssimos que atingem até cinquenta metros de altura.
Tudo em volta é árido, seco mesmo.
O passeio dura aproximadamente três horas, uma hora de ida; uma hora para mergulho no Canyon e uma hora de volta. Durante o percurso, ficamos sabendo que em alguns pontos, se atinge até 170 metros de profundidade, resultado do represamento das águas do "Velho Chico" para que a Hidrelétrica de Xingó fosse construída, por isso que é possível navegar por toda a região. Suas águas cor esmeralda nos fazem sentir maravilhados em conhecer este local de beleza sem igual. Visual maravilhoso. Rochas de arenito e granito formam os paredões do canyon.
Foto tirada da canoa que nos levou para a Gruta do Talhado. Notem que a escuna não passa pelas fendas das rochas.
O Canyon de Xingó está situado entre os estados de Sergipe, Bahia e Alagoas e possui rochedos famosos, tais como a Pedra da Águia (seu topo tem o formato da cabeça desse animal), a Pedra do Macaco (antes do represamento da água, um bando de macacos jogavam pedras nas pessoas que passavam) e a Gruta do Talhado (ganhou esse nome porque parece que foi talhada à mão). Para visitar a gruta do Talhado, pegamos uma canoa que nos levou até lá, pois a escuna não passa pelas fendas das rochas. Gruta do Talhado. Foto tirada da canoa que nos levava para a gruta do Talhado.
Existe uma espécie de pier, onde a escuna atraca e os turistas desembarcam para banho. Todos ganham bóias ou macarrões de natação para sua segurança, pois a profundidade no local é muito grande. Vários canoeiros oferecem seus serviços a preços convidativos para levar as pessoas para conhecer a gruta do Talhado. Pausa para banho!!!! Água geladinha!!!
Depois de uma hora de mergulho no local, voltamos para o restaurante Karranca's, ponto de onde saímos horas antes. Tanto na escuna quanto no catamarã há toda a infraestrutura para diversão: músicas regionais, bar com bebidas geladas e petiscos gostosos com preços justos. Quando desembarcamos, almoçamos no restaurante, que serve comidas típicas locais e muitas outras variedades deliciosas.
Passamos pelo catamarã Cotinguiba na volta.
Depois do almoço, pegamos o carro e decidimos atravessar a ponte que liga Sergipe e Alagoas para conhecer o município de Piranhas, local onde as cabeças de Lampião, Maria Bonita e nove cangaceiros foram expostas nas escadarias da prefeitura para provar a toda a população que o bando tinha sido capturado. Na verdade, a chacina aconteceu em Anjicos, município de Poço Redondo em Sergipe, mas levaram (não sei por que motivo) as cebeças degoladas para lá.
Rio São Francisco antes de chegar na Hidrelétrica. Do outro lado da hidrelétrica, tudo foi inundado.
Em Piranhas, demos uma volta pela cidade e a achamos muito bonita com seus casarios históricos dos séculos XVIII e XIX em estilo colonial, que são patrimônio Histórico da União. Conhecemos o artesanato local, rico em renda irlandesa, ponto de cruz e rendendê. Aproveitamos para comprar algumas peças.
Em Piranhas tem até prainha de rio!!!!!!
Resolvemos subir até o mirante para ver a cidade e o rio de cima. Haja degraus!!!!! Mas vale a pena, pois além da vista maravilhosa, há um restaurante onde pudemos nos refrescar tomando um suco de mangaba delicioso!!!!!!! Depois passeamos um pouco mais pelo centro histórico e decidimos voltar para Aracaju.
Um lugar lindo, frequentado por toda a população de Piranhas. Na verdade, é a praia deles. Há vários bares e restaurantes ao redor.
Tivemos um dia muito especial, conhecemos um dos lugares mais lindos de Sergipe, comemos bem, relaxamos, etc. Vale muito a pena fazer esse passeio. Enfim, recomendamos a todos os sergipanos e a todos os turistas que visitam nosso Estado.

CONFIRA TAMBÉM AS POSTAGENS:
ROTA DO CANGAÇO EM POÇO REDONDO/SERGIPE
ARACAJU - DICAS IMPERDÍVEIS!!!!!
ORLA PÔR-DO-SOL EM ARACAJU/SERGIPE


30 comentários:

  1. Ravane20:50

    fala sério o nosso Canyon, é muito + atraente do q o do EUA! Rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. E o melhor é q está pertinho da gente!!!!!!
    Lugar muito bonito no meu SERGIPÃO!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Daniela22:21

    Precisa reservar o passei o de escuna antes? O bate-volta para Aracaju não é muito cansativo? Vou estar com 2 crianças? Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Oi Daniela,

    Precisa reservar sim, pois a viagem é um pouco longa pra arriscar chegar lá e não ter mais vagas na escuna ou no catamarã. O bate volta é feito em vans bastante confortáveis, dá pra fazer com crianças sem problemas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Oi Fábio.
      Obrigada e seja bem vindo ao blog!!!!!!!!

      Excluir
  6. Oi Rose,

    Adorei os relatos do seu blog!!
    Irei para Aracaju em Novembro e gostaria de fazer esse passeio de carro, pois já ouvi diversos relatos que por agencia é muito cansativo. Gostaria de saber se a estrada foi tranquila e como fez para reservar o passeio com antecedencia.
    Além disso, existe algum lugar pelo caminho que vale a pena parar, até mesmo para comer?

    Muito Obrigada!

    Alê

    ResponderExcluir
  7. Oi Alê.
    A estrada (Rota do Sertão) é bem tranquila, foi recoberta recentemente, está um tapete.
    Como você vem em alta estação, você pode reservar somente o passeio de escuna ou catamarã em Aracaju, em uma das várias agências que vende o passeio, e dispensar o transfer.
    As cidades que você vai encontrar no caminho ficam no sertão. O município de Glória é bem desenvolvido, mas não tem tanta atração assim. Você pode parar para almoçar e seguir viagem.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Anônimo20:58

    Orgulho de ser sergipano, felicidade de ser capa-bode. Parabens conterraneas gostei desse blog.

    WILSON NUNES

    ResponderExcluir
  9. Anônimo13:07

    Olá, adorei o seu blog e as suas fotos! Iremos em quatro pessoas ao Canion Xingó e gostaria de saber como faço para reservar apenas o passeio de escuna ou catamarã, pois iremos de carro. Ouvi falar que tem reservar antes, pois há possibilidade de não consegui o passeio no dia que for.

    Abraços
    Etelvina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Etelvina, você tem razão. É preciso reservar com antecedência, principalmente se você vai em alta estação. O mais recomendado é você entrar em contato com as agências que fazem o passeio e reservar somente o passeio de catamarã ou escuna. Eles vendem o casadinho (transfer + passeio) e vendem separado também. Em Sergipe tem várias agências que fazem isso: Nozes Tur, Peregrinos, Cacilda Viagens, Edson Tur, etc.
      Um abraço

      Excluir
    2. Anônimo18:47

      Obrigada Rosiane, já fiz minha reserva.
      Abraços
      Etelvina

      Excluir
  10. Anônimo21:08

    Viajaremos em família (4 pessoas) e alugamos um carro em Aracaju. Queria saber se tem como fazer reservas pelo hotel, se teria que ser realmente com agências, e se é cansativo demais. Gostaria da resposta até amanhã, se possível, pois viajo esse fim de semana. Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Rosiane,

    Parabéns pelas fotos, blog..muito legal. Estou indo para Aracaju em Junho, quero ir ao Canion, mas não estarei com carro. Vale a pena o bate-volta por agência ou é melhor ir por conta e dormir em Piranhas?

    Abraço!
    Maiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. May, se você for ficar vários dias, recomendo ir por conta própria (saem vans regulares da rodoviária) e pernoitar em Piranhas, que é uma cidade bem bonitinha. Se não tiver muito tempo, o bate-volta é a melhor opção mesmo.
      Abçs

      Excluir
  12. Anônimo09:55

    Como faço saindo de recife de carro. Vc pode me orientar? abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trajeto que conhecemos saindo de Recife é vindo para Sergipe pela BR 101 até a cidade de Rosário do Catete e depois pegar a SE 208 até Canindé de São Francisco, onde o Canyon fica localizado.
      Se você for para Aracaju, de lá é só pegar a Rota do Sertão.
      Abraço

      Excluir
  13. oi sou guia de turismo e ator acompanho os visitante caracterisado de cangaceiro , trabalho a 8 anos acompanhando turistas e alunos pela região xingó. usina hidroelétrica de Xingó, centro histórico de pirnhas, trilhas, museu de arqueologia, museu do sertão, e muito mais, me ligue 082 88281197 caso tenha interesse, ou me mande um e-mail, fabioxingo@hotmail.com,,, ou meu Facebook fabio moura da cidade de Piranhas-al

    ResponderExcluir
  14. gostaria de reservar para o feriado de 15 de novembro,como faço? sou de maceió-al

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato com as agências de turismo de Aracaju pelos seus sites (todas fazem). Recomendamos a Peregrinos ou a Nozes Tur. São as mais conhecidas.

      Abraços

      Excluir
  15. Anônimo11:24

    Bom dia!
    Estou indo a Piranhas dia 18/01/2013
    e gostaria muito de fazer o passeio do canyon.
    Gostaria de saber o horario, valor e o que inseri no valor pago?

    No aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai ter que ir para Canindé, pois os passeios saem do pier anexo ao restaurante Karrancas. Quando fomos não era alta estação, portanto pagamos R$ 70,00 cada. Agora deve estar mais caro. O que inclui é só o passeio de escuna ou catamarã até o canyon. O resto, como alimentação e bebidas é por fora.

      Abraços

      Excluir
  16. Anônimo18:31

    Rose, perdoe interpelar seu contacto com o outro amigo, mas penso que você se esqueceu de responder a ele sobre os horários de saída dos catamatãs lá do karranca's. Isso interessa a mim também, preciso saber os horáios para me programar em meu futuro passeio para lá. Muito grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os horários das saídas são 8h; 9:30h; 10:30h; 11:30h; 13:30h; 14:30h e 15h.

      Abração

      Excluir
  17. Anônimo18:56

    Meu marido e eu iremos para Aracaju em fev/2015. Queremos visitar os Canyons e fazer a Rota do Cangaço? Será que deveríamos dividir o nosso pacote de viagens com 5 dias em Aracaju e 2 dias em Canindé? Ou dá para fazer bate-volta sem problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canindé nao tem estrutura tirística. Recomendo que façam o bate-volta mesmo. Como vocês pretendem passar 7 dias, recomendo, além do Canyon e da Rota do Cangaço, Mangue Seco, Orla pôr so sol com Croa do Goré, Parque dos Falcões com serra de Itabaiana e o resto dos dias em Aracaju. Além disso tem São Cristóvaõ e Laranjeiras.Vocês vão adorar!!!

      Excluir
  18. Bom diaa,parabéns pelo Blog!!
    De Atalaia até O Restaurante que sai o passeio são quantos km?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De Aracaju à Canindé são 200 km.
      Abração

      Excluir
  19. Bom dia! Esses catamarã que levam até o canion também tem disponível na cidade de piranhas? Ou somente é possível pegá-Los em caniďé?

    ResponderExcluir
  20. Olá Fábio tive a oportunidade através do Sesc Fortaleza fiquei encantada com as belezas do Xingó e também por ter tido o privilégio de ter conhecido um guia tão maravilhoso como você com tanta cultura e simplicidade parabéns pelo seu trabalho magnífico e pela pessoa que você é...

    ResponderExcluir

ESTE ESPAÇO É SEU. SINTA-SE À VONTADE!!! COMENTE, PERGUNTE, CRITIQUE, PARTICIPE!!!