ATENAS NA GRÉCIA - APRENDENDO HISTÓRIA ONDE SE FEZ HISTÓRIA

Para nós não há coisa melhor que unir viagem à aprendizado, e essa viagem à  Grécia foi inesquecível por isso, porque pudemos ver de perto o que mostram os livros de História, que muitas vezes não fazem muito sentido quando os estudamos.
São deuses, filósofos, templos memoráveis, heróis, poetas e associado a tudo isso, uma cozinha mediterrânea maravilhosa e belezas naturais absolutamente deslumbrantes, que realmente deixam o visitante surpreso a cada instante. Por isso Atenas é inesquecível e imperdível.
Templo de Zeus.
Quem deseja conhecer Atenas antes de seguir para alguma ilha grega, deve reservar pelo menos 3 dias livres para conhecê-la com calma, pois há uma boa quantidade de monumentos para se visitar.

Templo de Zeus (foto tirada da Acrópole).
Comece seu passeio pelo Templo de Zeus. As ruínas desse templo, que um dia foi um dos maiores e mais famosos da Grécia Antiga ficam bem no centro de Atenas e vale muito à pena a visitação. Pelo que ainda está erguido, dá para se ter a noção da imponência que teve em seus tempos de auge. Do Templo de Zeus, dá para ir caminhando ao Estádio Panatenaiko, outro lugar histórico para visitar.

Estádio Panatenaiko, onde foram realizadas as primeiras Olimpíadas.
O Estádio Panatenaiko foi construído em 566 antes de Cristo para a realização dos Jogo Olímpicos da  Antiguidade, sendo praticamente abandonado até o ano de 1895, onde foi reformado para a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna.
 Estádio Panatenaiko.
O Estádio tem a capacidade para 80.000 pessoas e sua pista tem formato de U. Possui um museu com relíquias Olímpicas bastante interessante, e é bem pertinho do Jardim Nacional, do Zappeion, e do Templo de Zeus. Dá para ir caminhando de um para o outro.

Jardim Nacional ao lado do Parlamento.

 Troca da guarda em frente ao Parlamento grego.
Uma coisa bem curiosa e legal de se ver, é a troca da guarda em frente ao prédio do Parlamento, que fica na praça Sintagma, a mais famosa de Atenas.

Zappeion, edifício para reuniões e cerimônias oficiais.
O Parthenon.
A Acrópole de Atenas e o Parthenon são visitas “obrigatórias”, por serem considerados os monumentos mais importantes da cidade. O sítio arqueológico é gigantesco e abriga vários templos belíssimos. Recomendamos que os visitantes deixem pelo menos um dia para conhecer todo o complexo.

Detalhes da fachada do Parthenon.
A Acrópole, que em grego significa "cidade alta", é uma elevação rochosa onde estão localizados os Parthenon e os demais templos. Muita gente se confunde e pensa que é tudo uma coisa só.

Detalhes da fachada do Parthenon.
Pelos detalhes da fachada que ainda permanecem apesar dos séculos, dá para ver a imponência que teve o templo nos tempos áureos.

Parthenon, a obra arquitetônica mais famosa de Atenas.
A Acrópole de Atenas foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.



Templo de Erecteion, consagrado à Deusa Atena.
Dependendo do interesse da cada visitante, pode-se levar o dia todo para conhecê-los, pois no sítio arqueológico onde se encontram, também existem outros pontos de interesse, como o Templo da Deusa Niki, o Templo de Erecteion, o Ágora de Atenas, o Templo de Hefesto, o Teatro de Herodes, etc.

O Templo de Atena à direita e ao fundo o Parthenon.

Templo de Atena, a Deusa da Guerra.
Também há o Museu da Acrópole, que na nossa opinião é imperdível para quem gosta de História, pois abriga muitas peças encontradas nos templos. Um verdadeiro tesouro arqueológico!

As Cariátides no Templo de Erecteion.
As Cariátides são figuras femininas esculpidas em mármore que servem de coluna de sustentação dos templos.
O Teatro de Herodes.

Teatro de Herodes.

Templo de Hefesto

Templo de Hefesto, o Deus do fogo.
O Templo de Hefesto, no centro da Ágora de Atenas é o templo mais bem conservado do mundo, dando ainda para ver detalhes em sua fachada. Realmente impressionante!!!

Detalhes da fachada do Templo de Hefesto.
Entenderam porque recomendamos um dia completo para a Acrópole? É muita coisa para ver. Quem vai com guia turístico não conhece praticamente nada.

Vinho branco grego, excelente em dias de calor.
Depois de passar o dia todo caminhando pela Acrópole, nada melhor que relaxar e esperar o pôr-do-sol tomando um bom vinho grego no bar na cobertura do hotel (Hotel Apollo). A Grécia produz excelentes vinhos!!
O Parthenon fica iluminado à noite (foto tirada da cobertura do hotel).
Parlamento Grego.
Embora a Grécia esteja passando por um turbulento período econômico e muito mal vista pela comunidade europeia, não achamos que a dignidade das pessoas tenha sido abalada, pelo contrário, são pessoas que amam seu país independentemente de qualquer problema e querem vê-lo prosperar.

Mercado das Pulgas.
Mercado das Pulgas no bairro de Plaka.
O melhor bairro para se hospedar em Atenas é o Bairro de Plaka, que fica bem pertinho de tudo: da Acrópole, das ruínas da Biblioteca de Adriano, de hostels, bares, restaurantes e do Mercado das Pulgas, um excelente lugar para comprar souvenirs.
 
No bairro de Plaka evite comer em restaurantes turísticos, busque lugares onde os locais costumam fazer suas refeições. Não deixe de comer a famosa salada grega regada à um excelente azeite tomando aquele vinho delicioso que só a Grécia produz, enquanto espera o prato principal, que pode ser um Mussacá, por exemplo.

Igreja em Plaka.
A gente se sente muito à vontade em Atenas, pois as pessoas são muito atenciosas e gostam de receber turistas. São solícitas em ajudar e adoram contar histórias de heróis e guerras. A gente se perde no tempo e fica feliz em saber que ali a História aconteceu de verdade, afinal estávamos na terra dos criadores da democracia, do teatro, da política, das Olimpíadas...

VEJA TAMBÉM AS POSTAGENS:
SANTORINI NA GRÉCIA - REALIZANDO SONHOS
MYKONOS NA GRÉCIA - UMA ILHA CHEIA DE CHARME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTE ESPAÇO É SEU. SINTA-SE À VONTADE!!! COMENTE, PERGUNTE, CRITIQUE, PARTICIPE!!!