TOLEDO NA ESPANHA

 Toledo é uma cidade medieval de contos de fadas, bem próxima à Madri e facílima de chegar. E o melhor de tudo: encanta o visitante já à primeira vista.
 Declarada Patrimônio da Humanidade em 1986, esta cidade amuralhada foi morada de reis como Carlos I e nela, (de acordo com as invasões que sofreu durante séculos) se desenvolveram as culturas cristã, judia e muçulmana. 

Portão de Bisagra.
Todas essas culturas deixaram um legado importante que fazem de Toledo uma das cidades mais surpreendentes da Espanha, onde o visitante viaja no tempo ao passar por suas ruas estreitas.

Vá preparado para caminhar e se perder em suas ruazinhas íngremes, que sempre nos conduzem à uma construção mais bela que a outra.
Toledo é um município que faz parte da Comunidade autônoma de Castilha e La Mancha. Na Idade Média, foi grande produtor de espadas pela excelente liga do aço que produzia.
Espadas "medievais" nas lojas de souvenirs.

Hoje em dia, aproveita a fama que seu aço teve no passado. Há dezenas de lojinhas de souvenirs, que vendem principalmente, espadas, adagas e facas.

Catedral de Santa Maria.
Fundada no século XIII, essa Catedral é um grande exemplo da cultura gótica, cheia de detalhes na fachada.
 Segundo Miguel de Cervantes, "Toledo é a Glória da Espanha."
Toledo é uma cidade  muito interessante para se fazer um bate-volta desde Madri, mas quem quiser se hospedar,  há várias opções. Só não sabemos dizer se vale à pena, pois é uma cidade pequena e bem pacata.
Alcázar, prédio emblemático da cidade. Hoje, abriga o Museu dos Exércitos.
Alcázar, já foi fortaleza, castelo, palácio, prisão, casa de caridade e academia militar ao longo dos séculos. Também passou por três incêndios, duas tentativas de invasão e muito tempo de abandono, hoje abriga o Museu dos Exércitos.
Museu dos Exércitos em Alcázar.
Achamos o museu mal sinalizado, entramos em salas sem muita orientação e tivemos que perguntar o tempo todo para os funcionários qual direção tomar para ver as peças na ordem cronológica correta, mas não conseguimos. O legal mesmo foi a arquitetura do prédio, o pátio interno e a vista da cidade.
Museu dos Exércitos.
Pátio interno de Alcázar.
Toledo é uma cidade realmente impressionante!
Vista da cidade (foto tirada no pátio externo de Alcázar).
Pátio externo de Alcázar.
Quem visitar a cidade, não deixe de provar o biscoito mais característico do local: o mazapán (marzipã), feito com uma mistura de amêndoas moídas, açúcar e clara de ovos.
Rua do Forno dos Biscoitos.
É tão característico que tem até nome de rua. Há vários formatos de marzipãs: frutas, animais, pasteizinhos, etc. O local mais tradicional para se comprar os biscoitos é o Obrador de Mazapán San Tomé, fundado em 1856. É um biscoito delicioso!!!
A ponte de San Martin e o rio Tejo.
Pórtico da Ponte de San Martin.
Para Toledo saem trens regulares da Estação Atocha de Madri. Recomendamos que quem não quiser comprar pela Internet (por causa da loucura do câmbio + IOF), compre na própria estação na véspera.  Como há várias opções de horário, não haverá problemas. Valor da passagem: 21 euros ida e volta por pessoa.
O trem bala atinge até 300 km por hora.
Valeu muito à pena fazer essa viagem no tempo, foi uma gostosa experiência. Temos certeza de quem for vai se surpreender também. Toledo é realmente imperdível!!!!!

Veja também as postagens:
MADRI NA ESPANHA
BARCELONA NA ESPANHA - ROTEIRO DE 5 DIAS
BARCELONA E MADRI - O QUE FAZER EM APENAS UM DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTE ESPAÇO É SEU. SINTA-SE À VONTADE!!! COMENTE, PERGUNTE, CRITIQUE, PARTICIPE!!!