ZURICH NA SUÍÇA - Uma cidade encantadora.

Lago Limmat em Zurich.
Chegamos em Zurich de avião vindos de Varsóvia e logo tivemos uma excelente impressão da cidade. Fizemos o câmbio e pegamos informações sobre os transportes. Achamos caríssimo pagar 54 francos suíços por uma corrida de taxi até o hotel. Resolvemos ir de trem para a cidade. Tivemos um pouco de dúvida quanto ao local que deveríamos comprar os tíckets, mas nada que meu velho em enferrujado inglês não resolvesse. Compramos os tickets, nos dirigimos para a estação de trem e em 20 minutos descíamos no Centro. trocamos de trem para o tram (um tipo de bonde) e em mais 10 minutos, descíamos na porta do hotel. Simples, não? País de primeiro mundo é assim mesmo, o transposte público funciona. Escultura esquisita. Uma aranha gigante.
O hotel era decadente, mas muito bem centralizado. Deixamos nossas coisas e saímos para almoçar em um restaurante árabe perto do hotel. Caro! O que mais me impressionou logo na chegada foram os preços, que sem dúvida eram muito mais altos do que nos outros países da Europa que visitamos. Voltamos para o hotel e dormimos por uma hora. Uma das várias pontes que cortam a cidade.
Saímos à tarde, pegamos o tram (espécie de bonde elétrico) e descemos na Bahnhofplatz, que fica bem no centro. Andamos sem pressa, fotografando tudo. Caminhamos ao longo do rio Limmat, assistimos a uma competição esquisita, que parecia "justa", mas no lugar dos cavalos, eles estavam de barco. Gente pra caramba torcendo!! Parecia final de campeonato. Ficamos um tempo tentando entender a dinâmica do jogo, mas não conseguimos. kkkkk Centro de Zurich atrás de nós. Cidade Linda!!
Continuamos andando e chegamos no lugar mais lindo de Zurich: o grande lago com seu relógio de flores. O dia estava tão lindo e azul, com um calor de mais ou menos 30°C. Ficamos um tempão fotografando e descobrimos que há um passeio de barco imperdível pelo lago. Decidimos ir em outro dia, afinal tínhamos acabado de chegar. Mirante da igreja de Grossmunster.
Voltamos e tentamos conhecer a igreja de Grossmunster, mas infelizmente estava fechada e sem querer, descobrimos a rua mais badalada de Zurich: Niederdorfstrasse (nem consigo pronunciar este palavrão), cheia de restaurantes, pubs, bares, lojas, etc., que estava simplesmente lotada de gente. Escolhemos um pub e tomamos umas cervejas. Ficamos até a noite e só voltamos para o hotel depois do jantar. A primeira impressão da cidade foi ótima!!!! Clima louco!!!!! No dia anterior fez um calorão de 30°C e no outro um frio de 12°C. Dá pra entender???
O dia seguinte foi bem difícil, estava frio demais e chovendo muito. Para turistas como nós, isso é terrível. Antes de sair do hotel, vimos no mapa todos os possíveis locais de visitação em dia de chuva, mas só dava museu e isso não queríamos. Resolvemos sair assim mesmo. Pegamos o tem para a Paradeplatz, pois decidimos ir em direção ao Zoo e à FIFA, que são bem próximos um do outro. Ficamos um tempão na estação até descobrir que no domingo o trem que vai para o zoo não passava lá. Resolvemos ir para a Central, para ver se dava para fazer alguma coisa. COMO CHOVIA!!!! E QUE FRIIIIIIIO!!!!!
 Ficamos fascinados por esta construção. Parece um castelo!!!!!
 A foto ficou ótima!!!!!
Resolvemos ir para a Central, para ver se dava para fazer alguma coisa. Desistimos e resolvemos ir para o Sihlcity, um shopping com 80 lojas, mas quando cegamos lá estava fechado!!!!!!! Também, com aquela chuva infernal!!! NÃO DAVA NEM PRA TIRAR FOTO DE NADA!!!! SACO!!! Resolvemos voltar para a Central e quando chegamos lá, sem querer descobrimos que o trem para o zoo passava naquela região. Pulamos dentro. Estava cheio de crianças para passar o dia no zoo. Naquela chuva!!!!!!!!!!!!!!Eles não ligam para chuva ou frio, já estão mais que acostumados. Chegamos no ponto final, resolvemos conhecer a FIFA antes. Andamos um pouco embaixo de chuva e chegamos na entrada. Na verdade, a entrada mais parecia uma garagem. Tiramos algumas fotos da entrada e tentamos descobrir se havia um outro prédio que valesse de verdade a nossa ida até lá, mas nada!!!!

Lago Limmat.

Com o frio que estava fazendo, se eu caísse, ia ser uma merda. kkkkk
Voltamos para a entrada do Zoo, mas como chovia muito, perdemos completamente o interesse em entrar. Voltamos de trem para o centro e na Estação Central de trens, resolvemos olhar as lojas (mais parece um shopping). Almoçamos no Buguer King e ficamos olhando as lojas do mini shopping que há nos três andares subterrâneos da estação. Entramos em um supermercado e compramos comidas para jantar no hotel e o café da manhã do dia seguinte.
Depois da chuva.
Ficamos no hotel coçando o saco, rezando para parar a chuva. Dormimos um pouco e quando acordamos a chuva tinha passado!!!!! Saímos correndo para rua. Pegamos o trem e fomos para a região do Lago Limmat. Passeamos a pé pela sua orla, que é gigantesca, conhecemos o parque Arboretum Enge, que é lindo. Na verdade, a região do lago é maravilhosa, bem cuidada, com fontes de água mineral, parques, flores, etc. Foi maravilhoso sair depois de tanta chuva. Quando saímos do parque, voltamos caminhando até a Bellevue Platz, mas resolvemos voltar. Pegamos a Niederdorfstrasse, que é cheia de bares e lojinhas, mas como era domingo e depois de tanta chuva, não havia muito movimento. Resolvemos voltar para o hotel.
Eles são interesseiros!!!! Só pensam em comida. rsrsrs
Demos sorte, o dia estava bonito, mas frio demais, mas melhor com frio do que com chuva. Saímos sem pressa para a região do lago Limmat para pegar um barco para fazer o passeio no lago. Pegamos o passeio de 2 horas. Deu para ver as diversas regiões de Zurich que margeiam o lago mais importante da cidade.

Passeio de barco. Não choveu, mas fez um frio!!!
Dentro do barco, estava quentinho.
Construções belíssimas no entorno do lago.
Tiramos muitas fotos. Comparado a tudo na Suíça, que é caro demais, o passeio foi muito bom em relação custo-benefício; em duas horas dá pra ver bastante coisa. Deu pra relaxar bastante. Ele se acha!!!!!Também estou me achando!!!! kkkk
No detalhes, as casas maravilhosas.
Agora são os dois se achando!!!! he he he
Saímos do passeio de barco, resolvemos comprar um relógio suíço para cada um. Entramos em várias lojas e achamos uma que foi recomendada pela recepcionista do hotel: Manor, que tinha várias marcas e muitos preços. A fome bateu, lanchamos sanduíches que preparamos no hotel e voltamos a olhar lojas. Acabamos comprando na Manor mesmo, pois tinham preços melhores e marcas mais conhecidas. Compramos um para cada. Ruas charmosas e tudo limpinho.Depois de andar pela cidade, fomos tomar informações sobre um bondinho que ia até um lugar alto, tipo um mirante, mas achamos o preço bastante salgado, pois o local (Adliswill) é fora da cidade de Zurick e já era de tarde, não valia muito a pena. Desistimos e resolvemos voltar para aquela rua badalada e cheia de lojas que gostamos. Tomamos algumas cervejas num pub enquanto conversávamos e víamos o povo passar pela rua animada. Voltamos para o hotel, mas antes passamos no supermercado e compramos coisas saudáveis para comer. Arroz, carne de frango, salada e uma sopa de goulash de entrada. A sobremesa foi chocolate suíço. Chique né??? Kkkkkkkkkk Dia legal.

Entrada da FIFA. Bandeiras dos países Federados.Acordamos sem pressa, nos arrumamos e saímos em direção à FIFA novamente. Demos sorte, o dia estava ensolarado, mas um pouco frio. Chegamos na FIFA e oba!! Estava aberta para visitação, tudo lá dentro era muito bem limpo e organizado.
Um dos campos de treinamento, mas para quem?? rsrs
Tiramos fotos da entrada; dos jardins com uma torre de bonecos simbolizando jogadores de vários países; dos campos de futebol; da área das bandeiras; do mini museu, enfim, de todas as partes em que era possível visitar. Todos falavam muito bem o inglês, o espanhol e algumas pessoas falavam português até melhor que muitos brasileiros. Kkkkkkk Até o simples jardineiro falava inglês fluentemente. He He He Tudo muito bem cuidado.
Museu da FIFA, no detalhe a réplica da taça da Copa.
Mascote da Copa do Mundo de Futebol Feminino, que estava acontecendo na Alemanha.
FIFA.Depois de conhecer a FIFA com calma, decidimos ir para o mirante da Universidade, que ficava próximo de onde estávamos. A cidade vista de cima é mais bonita ainda!!!! Decidimos ir para a Bahnhofstrasse para ver as vitrines e passear pela avenida mais sofisticada de Zurich. Fizemos um piquenique bem legal em uma de suas belas praças. Nos juntamos às várias pessoas que faziam o mesmo. Estendi minha canga, comprei refrigerantes e sanduíches e ficamos umas duas horas vendo o povo passar. Adoramos ter ficado lá observando os costumes locais. Mirante da Universidade de Zurich.Resolvemos andar e conhecer as ruas que não tínhamos ido antes. Achamos sem querer outro mirante do lado oposto daquele em que fomos pela manhã. Era o mirante da Uraniastrasse, que dava para ver quase toda a cidade velha e o rio Limmat cortando-a no meio. Visual lindo!!!! Ficamos no mirante, que fazia parte de uma praça, que àquela hora estava cheia de gente jogando xadrez gigante. Nos sentamos em um dos bancos e ficamos assistindo aos jogos de xadrez.

Mirante da Uraniastrasse.
Descemos por uma das ruazinhas adjacentes vendo as lojinhas de chocolates e relógios até chegarmos novamente à Bahnhofstrasse. Compramos chocolates suíços deliciosos (afinal é a especialidade deles) em uma loja especializada em chocolates suíços exóticos e depois de muitas calorias, fomos para o shopping da Central de Trens para eu comprar um souvenir da cidade. Comprei uma vaquinha encantadora, e um imã imitando um relógio suíço.

Outra foto tirada no mirante da Uraniastrasse.
Subimos a rua dos bares, pubs e restaurantes (Niederdorfstrasse), mas infelizmente começou a chover. Andamos um pouco por lá, mas como chovia muito, entramos no Pub Guiness. Tomamos três Weissbiere de meio litro (cerveja feita de hidromel) cada, comendo umas castanhas e vendo o povo passar. A chuva não deu trégua, pelo contrário, aumentou muito, então descemos a rua, pegamos o tram, descemos no supermercado perto do hotel para comprar o jantar (lasanha de carne e salada de atum) e fomos putos de raiva para o hotel, pois ainda dava para conhecer mais alguma coisa se não estivesse chovendo tanto. Saco!!!!!!!!

Video feito em frente ao Lago Limmat em Zurich.Depois do jantar, arrumamos as malas, pois voltaríamos para o Brasil na madrugada seguinte, depois de 27 dias de viagem por vários países da Europa.
A verdade é que depois de termos conhecido Zurich, que faz parte de um país riquíssimo, com sua perfeita organização social e sua cultura, as comparações com o Brasil foram inevitáveis, pois ficou mais que evidente que estamos a anos luz daquele desenvolvimento todo. Mas não perco as esperanças, um dia a gente chega lá.

4 comentários:

  1. Olá Rose e Adilson,

    a irmã de um vizinho meu está morando em Zurich há dois meses e trabalhando como diarista. Ela disse que tirando o trabalho pesado, que é pago por hora, mas muito bem recompensado, foi a melhor coisa que ela fez. Sei que ainda está em fase de adaptação e que depois mandará o esposo e o filho irem também. Lendo seu relato, lembrei dela e fiquei com um pouquinhode inveja da coragem dela e do desprendimento de vocês.
    Parece que a gente está à anos luz deles mesmo, uma pena.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulinha,
    realmente estamos bem aquém deles, não pela situação econômica mas pela política. Somos a 7ª economia do mundo mas não conseguimos ser a 7ª na educação, na saúde, em transporte, segurança e em outros aspectos da qualidade de vida, o que é uma pena!!!!!
    Espero que vc tome coragem e vá visitar sua irmã, vc vai se apaixonar.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  3. Estou indo p/ lá de férias, axo q foi o melhor lugar que eu poderia ter escolhido.. estou muito ansiosa, bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Helida,

    com certeza foi uma ótima escolha conhecer Zurich, mas leve uma boa quantidade de dinheiro, pois de todas as cidades que conhecemos na Europa, essa sem dúvida foi a mais cara de todas, mas em compensação, foi uma das mais lindas.

    Boa viagem e aproveite bastante. Na volta, divida conosco suas experiências.
    Abração.

    ResponderExcluir

ESTE ESPAÇO É SEU. SINTA-SE À VONTADE!!! COMENTE, PERGUNTE, CRITIQUE, PARTICIPE!!!